Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande abre a Semana do Bebê com palestra para gestantes e olhar para a primeira infância

Publicado

em

“O olhar caldeirãograndense voltado à primeira infância.” Esse é o tema central da 9ª edição da Semana do Bebê do município de Caldeirão Grande do Piauí iniciada nesta segunda-feira, 28 de novembro.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de forma integrada pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

O objetivo da Semana do Bebê é conscientizar a população sobre a importância da primeira infância, promovendo ações e orientações sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento mental, emocional e social da criança.

Nesse intuito, uma série de atividades serão desenvolvidas ao longo da semana. A abertura foi realizada no Auditório Maria Santa de Alencar, com a participação da vice-prefeita Zulene Pereira, dos secretários municipais envolvidos, Raimunda Ribeiro (de Assistência Social), Damiana Irene (de Educação) e Marcos Alencar (de Saúde).

O evento foi conduzido pela assistente social Maísa Alencar, que é a articuladora do Selo Unicef no município. Em sua fala, ela destacou que a Semana do Bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo Unicef, que visa melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.

 “A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.”, disse.

Damiana Irene, que já esteve à frente da articulação do Selo em edições anteriores, afirmou que a Semana do Bebê já faz parte do calendário do município e possui forte simbolismo na proteção às crianças e adolescentes.

Publicidade

“A primeira infância, que vai desde a gestação, passando pelo seu nascimento e desenvolvimento até os seis anos de vida, é uma fase muito importante e decisiva para a vida do ser humano. O adulto que nós somos é reflexo da criança que um dia nós fomos.”, disse.  

Ela conclamou pela união de todos. “Vamos dar as mãos nesse momento, enquanto gestão pública e família, para protegermos esse ser tão indefeso e importante e nas nossas vidas e na nossa sociedade.”

Após a abertura, foi realizada a primeira palestra da Semana do Bebê 2022, ministrada pela enfermeira coordenadora da Atenção Básica no município, Camila Parente, com o tema “Cuidados e higiene com o RN [recém nascido]”.

Ao iniciar a palestra, Camila destacou que os cuidados com a higiene são indispensáveis, pois previnem infecções. “O sistema imunitário do recém-nascido ainda não está totalmente desenvolvido, desta forma, os cuidados com a higiene tornam-se essenciais. A pele é a primeira defesa, por isso, deve estar bem cuidada.”

O público alvo foram as gestantes do município. Na oportunidade, também foram entregues kit enxoval para gestantes com oito meses de gestação.

Programação

A IX Semana do Bebê de Caldeirão Grande do Piauí segue até a próxima sexta-feira, 02 de dezembro, com atividades na cidade e na zona rural. No último dia, no encerramento, às 9h, no Auditório Municipal, será realizada a entrega simbólica da chave ao Bebê Prefeito e a comemoração do aniversário dos bebês de 1 ano.

Fotos da abertura

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS