Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí é contemplado com 5 sistemas de dessalinização através do Programa Água Doce

Publicado

em

O município de Caldeirão Grande do Piauí, será beneficiado com uma importante ação, que vai contribuir para ampliar o acesso à água de qualidade e elevar a segurança hídrica no município.

Caldeirão Grande, através do Programa Água Doce, foi contemplado com a instalação de cinco sistemas de dessalinização de água, que vão atender a cinco comunidades rurais e suas adjacências.

O consultor de projetos da Prefeitura Municipal, Glauber Ramon, disse que a ação vai trazer mais qualidade de vida à população rural. “Esses sistemas vão melhorar a qualidade de vida dessas comunidades, trazendo mais benefícios para o município de Caldeirão Grande, atendendo principalmente as questões de saúde pública da zona rural do nosso município, pois os moradores terão acesso a água de qualidade, tratada, dessalinizada, própria para o consumo humano”.

Esta semana, o prefeito municipal, Filipe Gonçalves, e o Engenheiro Civil da Prefeitura, Láudio Alencar participaram de uma reunião em Teresina, com a Coordenação Estadual do Programa Água Doce, Evandro Silva (Sub Coordenador), Pablo Juan (Consultor de Obras Civis), Franklyn Guimarães (Consultor de Dessalinização) e Graça Gomes (Mobilização Social).

Na reunião, foi tratado sobre a parceria firmada entre o município e o programa, e as questãos burocráticas para o desenvolvimento das ações do projeto.

Os sistemas são capazes de aproveitar, de forma sustentável, poços abandonados por terem águas salobras e salinas, ou seja, impróprias para consumo sem que haja o devido tratamento. Serão incorporados cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão e implantação dos sistemas.

Publicidade

Sobre o Programa

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

A partir de 2011, o programa entrou em sua fase de escala, passando a fazer parte do Programa Água Para Todos por meio do Decreto nº 7535, de 26 de julho de 2011, e com recursos do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional. A partir de então foram implementados os Planos Estaduais do Programa Água Doce, e o programa foi institucionalizado por meio de decreto dos governadores, que também instituíram os núcleos de gestão e as coordenações estaduais.

O Programa Água Doce é executado por meio de parcerias com todos os estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e Minas Gerais. São 10 (dez) convênios do Programa Água Doce em execução, com investimento de aproximadamente R$ 330 milhões de reais para fornecer água de qualidade a 1200 comunidades rurais do semiárido
brasileiro.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS