Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí inicia campanha ‘Outubro Rosa’ com mutirão de mamografias

Publicado

em

A Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira, 20 de outubro, as ações alusivas à campanha ‘Outubro Rosa’, de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

A programação da campanha de promoção à saúde da mulher conta com mutirão de mamografias, exames citopatológico e palestras, dentre outras ações e serviços.

Para garantir mais acesso da população feminina aos serviços, a Secretaria Municipal de Saúde levou ao município uma unidade móvel de saúde equipada para a realização da mamografia digital, um exame de diagnóstico por imagem utilizado no diagnóstico nódulos muito pequenos, permitindo assim a detecção e o tratamento precoce do câncer de mama, o que aumenta significativamente as chances de cura da paciente.  

O mutirão de mamografias foi dividido pelas áreas das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O público alvo as mulheres com idade acima de 40 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Logo no primeiro dia de mutirão, 100 mulheres realizaram a mamografia.

Josefa Elvina, de 72 anos, foi uma das mulheres que, preocupadas com a saúde, realizou o exame preventivo. “Já fiz outra vez e hoje eu vim de novo fazer a mamografia. É aqui perto e de graça, então a gente não pode perder a oportunidade. A gente podendo, é bom fazer de ano em ano. Ou pelo menos a cada dois anos. Mas tem que fazer. As doenças estão aí espalhadas no mundo e a gente precisa se cuidar. Abaixo de Deus, é ter cuidado e se prevenir.”, disse ela.

Francisca Antônia também fez o exame de imagem. Ela tem 66 anos e possui um cisto no seio, e por isso, os cuidados são redobrados. “Todo ano eu faço o exame pra ficar acompanhando. É de obrigação. Eu tenho um cisto no seio. É de massa, mas não desmancha e precisa ficar fazendo o acompanhamento.”, disse. Ela relatou que já fez a mamografia por quatro vezes.

Marcos Alencar, secretário municipal de Saúde, falou sobre a campanha Outubro Rosa. Segundo ele, é uma campanha importante que intensifica os cuidados com a saúde da mulher, especialmente, na prevenção a esses dois tipos de câncer, da mama e colo do útero.  

O gestor destacou que o município buscou aproximar ainda mais os serviços da população feminina. “Estamos com essa unidade móvel em nossa cidade, aqui na Unidade Básica de Saúde, cujo objetivo foi facilitar ainda mais o acesso das mulheres ao exame da mama, a mamografia. É uma estratégia que pela proximidade, faz aumentar o número de mulheres atendidas, proporcionando mais comodidade, pois elas não precisam se deslocar até outras cidades como Picos e Teresina. Elas fazem o exame aqui mesmo na sua cidade.”, disse.  

A previsão, segundo o secretário, é realizar 300 mamografias nos três dias do mutirão. “Esses exames são avaliados pelas equipes de saúde, e os que porventura apresentarem alguma alteração, são encaminhados para acompanhamento e tratamento especializado.”, acrescentou.

Publicidade

Ainda nesta quinta-feira, 20, na UBS José Gonçalves dos Santos, dentro das ações da campanha Outubro Rosa, foi realizada uma palestra informativa e de conscientização ministrada pela médica ginecologista e obstétrica, Dra. Débora Moura, com o tema “Saúde da mulher, prevenção ao câncer de mama e de colo de útero”.

“Nossa palestra foi de conscientização das mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama, que é uma doença que tem uma alta taxa de mortalidade, mas, se a detecção for precoce, também tem uma alta chance de cura. Então, o movimento é justamente para isso, para estimular as mulheres a se cuidarem, se conhecerem, e, consequentemente, se notarem alguma alteração, procurarem um atendimento médico o mais precoce possível.”, disse a palestrante.  

A médica orientou as mulheres sobre o auto exame, importância da mamografia e da ultrassonografia para os casos indicados, além dos cuidados preventivos que podem ser adotados no dia a dia, como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. “A obesidade é um dos fatores que contribuem para o surgimento do câncer de mama.”, disse Débora.  

A campanha

O mutirão de mamografias segue nesta sexta-feira, 21, e sábado, 22 de outubro, na unidade móvel que está estacionada em frente a UBS José Gonçalves dos Santos, na cidade.

A enfermeira Camila Parente, coordenadora da Atenção Básica, informou que na próxima semana, de 24 a 28 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a campanha de rastreio e prevenção ao câncer de colo uterino, com a realização de exames citopatológicos, o exame de Papanicolau, que será realizado pelas enfermeiras da ESF na cidade e na zona rural.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS