Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Carreata e missa abrem o novenário do 86º festejo de São José em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

10 de março é uma data especial para a comunidade católica do município de Caldeirão Grande do Piauí. É o dia em que se inicia o novenário em honra a São José, santo padroeiro do município.

O evento religioso é uma antiga tradição, iniciada há 86 anos, muito antes da emancipação política do município. Anualmente, neste período, de 09 a 19 de março, a comunidade se reúne para celebrar o esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus, e refletir sobre o tema “São José: zeloso guardião, da casa de Nazaré”.

Logo cedo, às 5h30, a alvorada festiva anunciou o amanhecer do dia 10 de março. No final da tarde, na cidade vizinha de Marcolândia, devotos se concentraram em frente a igreja matriz, onde aconteceu um momento de oração e a bênção dos veículos. De lá, os católicos saíram em carreata até a cidade de Caldeirão Grande, onde foi celebrada a primeira noite de novena e missa.

A celebração eucarística foi campal, em frente a igreja de São José, presidida pelo padre Pio Feitosa, pároco local, tendo como noitários a Secretaria Municipal de Saúde, motoristas e o setor 01, além das comunidades Serra dos Pereiros I e II, a U.E. Francisco José Neto, a Pastoral da Criança e o Grupo Nossa Senhora de Fátima II.

Autoridades municipais também estiveram presentes, como o prefeito João Vianney de Sousa Alencar e a primeira-dama Luciana Carvalho, vereadores e secretários municipais.

As novenas e missas seguem até o dia 19 de março, dia dedicado a São José, com a participação da comunidade católica e as presenças de padres do clero da Diocese de Picos e do bispo Dom Plínio José, que presidirá a celebração no dia 16 de março. No dia 14, conforme a programação, após a missa, acontecerá o tradicional Leilão de São José.

Publicidade

E no dia 19, ponto alto da programação, às 16h, acontecerá a missa da festa do padroeiro, seguida da tradicional procissão pelas ruas da cidade. Após a benção final, será realizado o sorteio da rifa do festejo.

O padre Pio Feitosa salientou que esse é um momento importante para a comunidade, de fortalecimento da fé católica cristã. “Estamos de festa em Caldeirão Grande desde o dia 1º de março, quando começou a peregrinação animando a comunidade. No sábado passado toda a comunidade se mobilizou numa missão, teve uma movimentação da juventude, por toda a noite tivemos uma vigília, começando às 19 horas com a celebração eucarística, permanecendo com a igreja cheia em adoração até às 7 horas da manhã, quando encerramos com a bênção do Santíssimo”, disse.

O sacerdote fez um convite para a população participar e afirmou que a expectativa é de grande participação. “Estamos aguardando a presença dos fiéis todas as noites. A nossa expectativa é de uma grande participação em todos os momentos e com certeza, com a graça de Deus e de São José, será mais uma grande festa, principalmente porque esse ano o nosso coração bate forte de alegria com a graça de um bom inverno”, pontuou.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS