Carreata partindo de Caldeirão Grande e missa abrem o 54º festejo de São Cristóvão, padroeiro de Marcolândia
Publicado por: Da Redação | Data: 17/07/19

Carreata partindo de Caldeirão Grande e missa abrem o 54º festejo de São Cristóvão, padroeiro de Marcolândia

De 16 a 25 de julho, a comunidade católica de Marcolândia celebra o festejo de São Cristóvão santo padroeiro do município. A programação do maior evento religioso do município teve início na terça-feira, às 5h, com a alvorada festiva e em seguida às 12h aconteceu o Ofício de Nossa Senhora.

Às 17h, os devotos e devotas se concentraram em frente à Igreja de São José no município de Caldeirão Grande do Piauí – que pertence a referida Paróquia e saíram em carreata pela PI até chegarem na Igreja Matriz de São Cristóvão em Marcolândia. Dezenas de proprietários de carros, motos e até bicicletas participaram da mobilização que antes de saírem do local de partida receberam a benção.

Várias autoridades participaram da abertura do festejo, entre estas o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney, juntamente com a primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Luciana Carvalho. Além de vereadores, secretários e a comunidade em geral dos dois municípios que integram a Paróquia.

Após a carreata, os católicos lotaram a Igreja para participar da primeira noite de missa, que foi presidida pelo padre Cláudio Santana e concelebrada pelo pároco local Padre Pio Feitosa e o pároco de Fronteiras, Padre Gildo Coelho. Os noitários foram a Pastoral do Dízimo, Setor 05, comunidades, Serra dos Pereiros I e II, Cachoeirinha e Grupo da Caridade.

Todas as noites, após as novenas/ missas vai acontecer quermesses e atrações artísticas na Barraca de São Cristóvão. Na primeira noite do festejo houve Huguinho Sertanejo de Caldeirão Grande do Piauí, com um momento social e de confraternização da comunidade.

 

_Padres avaliam 1ª noite de novena/ missa e falam sobre o festejo:

O padre Pio Feitosa pároco da Paróquia de São Cristóvão, onde acontece os festejos fala em entrevista ao portal Cidades Na Net sobre seu sentimento de gratidão a Deus e ao povo. “Meu sentimento é de gratidão, a Deus e ao povo desses dois municípios que estão somando nesta festa, foram formadas várias equipes de serviço desde abril. Para isso tivemos o momento de formação e de espiritualidade. Então hoje está todo mundo aqui depois de dez dias de peregrinação, tivemos casamento comunitário e iniciamos hoje os festejos com a carreata e uma multidão acompanhando. Por isto meu sentimento é de gratidão”, declara o pároco.

Em entrevista ao Cidades Na Net o Padre Cláudio Santana da Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Jaicós fala sobre a alegria de participar dos festejos. “Hoje vim a Marcolândia a convite do Padre Pio, e estou muito feliz por estar aqui nessa comunidade muito querida, essa comunidade de fé no qual tenho a oportunidade de participar e de se renovar ainda mais na fé. É um sentimento de muita alegria de estar aqui celebrando com o padre Pio, ele que foi meu pároco na cidade de Paulistana durante muito tempo, por isso temos um laço de amizade muito forte e agora de irmãos do presbitério”, relata padre Cláudio Santana.

Padre Cláudio Santana deixou ainda uma mensagem para a comunidade de Marcolândia. “Para a comunidade de Marcolândia deixo a mensagem desse comprometimento na vida de fé da comunidade, e que o festejo seja uma oportunidade também de reflexão pessoal e de um crescimento pastoral no engajamento na vida de fé dessa comunidade”, revela o Padre.

Quem também participou do primeiro dia dos festejos de São Cristóvão foi o padre Gildo Coelho de Fronteiras. ele falou para o Cidades Na Net sobre alegria de retornar à cidade. “É um sentimento de alegria poder retornar a esta cidade e perceber que a cada ano que passa o festejo cresce cada vez mais. Estou muito feliz por ver essa comunidade animada, perseverante na fé e no compromisso. Percebi também muitas pessoas engajadas e envolvidas no festejo. Isso nos dá um sentimento de alegria e felicidade”, afirma padre Gildo Coelho.

_O festejo:

O festejo de São Cristóvão é uma antiga tradição religiosa, iniciada há 54 anos, antes mesmo da emancipação política do município. Este ano, a festa religiosa tem como tema “São Cristóvão, discípulo fiel e salvador”.  Durante dez dias haverá liturgias sagradas em que a comunidade marcolandense viverá o ápice da fé cristã na interseção de São Cristóvão. O tradicional festejo reúne devotos de várias cidades, comunidades, localidades do entorno e de outros estados vizinhos que juntos somam forças e fé para louvar ao santo padroeiro.

O novenário segue até o dia 25 de julho, dia dedicado ao santo padroeiro. Neste dia, será celebrada a Missa Solene da Festa de São Cristóvão, às 16h. Logo após a missa haverá a procissão e em seguida o sorteio da rifa de brindes.

_Veja mais fotos da carreata, missa e quermesse:


MATÉRIA RELACIONADA: MARCOLÂNDIA│54º festejo de São Cristóvão inicia na próxima terça (16). Veja programação completa!


sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Suspeitos de estupro de vulnerável são presos durante operação Cronos II no Piauí

Três suspeitos de estupro de vulnerável foram presos preventivamente durante a operação Cronos II no Piauí nesta terça-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, uma das prisões ocorreu em Teresina e as outras

POLÍTICA

Por falta de dinheiro, eleições 2016 serão manuais, diz portaria da Justiça

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30) que, por falta de recursos, as eleições de 2016 serão manuais. É a primeira vez que isso irá acontecer

Caridade do Piauí

Prefeito de Caridade visita obras em andamento e convida população para aniversário da cidade

No próximo dia 26 de janeiro, Caridade do Piauí completará 23 anos de emancipado, e o município está sendo preparado para celebrar a mais importante data do calendário municipal. Dentro