Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Criador de Caldeirão Grande tem animal premiado na Expocaboclos

Publicado

em

Uma ovelha da raça Santa Inês, do Rebanho Bandeira, do município de Caldeirão Grande do Piauí, venceu a etapa de classificação e vai disputar o grande campeonato na categoria de 18 a 20 meses na XII Expocaboclos, exposição e feira de ovinos e caprinos de Caldeirão Grande.

O animal tem um ano de idade e pertence ao produtor rural João Paulo, que é membro da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAP) de Caldeirão Grande do Piauí.  

João Paulo é o primeiro criador do município a ter animais sangue puro da raça Santa Inês devidamente registrados e aptos a participarem da pista de julgamentos.

Esse não é a primeira vitória. A ovelha já havia ficado em segundo lugar na exposição de cidade de Paulistana, e por último foi campeã em concurso realizado em São Julião.

Em entrevista, João Paulo informou que começou a criar animais registrados da raça Santa Inês há cerca de dois anosSítio Bandeira, zona rural do município.

Atualmente, o rebanho é formado por 22 animais, dos quais, 3 são registrados.  A ovelha vencedora está prenhe e deve parir em até dez dias. Segundo João Paulo, seu valor de mercado é de 8 mil reais.

Para o criador, a Expocaboclos está sendo, também uma oportunidade de comercialização. Ele trouxe seis animais do seu rebanho para a venda. Destes, três já foram vendidos e outros três continuam em exposição nas baias. João Paulo espera arrecadar cerca de 6 mil reais.

Publicidade

A Expocaboclos

A Expocaboclos é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAP), o evento acontece no Parque de Exposições Raimundo Cirilo de Carvalho, na comunidade Sítio Caboclos, que possui uma das melhores estruturas do estado em uma área de cerca de 4 hectares.

Dentre os principais objetivos do evento estão fomentar a economia local, valorizar o agronegócio, sensibilizar os criadores para a adoção e implantação de novas tecnologias no desenvolvimento de suas atividades e a promover melhoramento genético dos animais.

Este ano, em sua 12ª edição, a Expocaboclos sedia a Festa Brasileira da Raça Anglo Nubiana, além da Ranqueada das raças Santa Inês, Dorper, White Dorper e Boer.

Três renomados juízes de classificação atuam no julgamento – Domingos Ribeiro (de Campo Maior-PI), Giancarlo Antoni (de São Paulo-SP) e Edmilson Lúcio (de João Pessoa-PB).

Os julgamentos seguem até domingo, 20, quando acontecerão os grandes campeonatos, com a classificação da melhor ovelha e o melhor carneiro de cada raça, bem como o melhor bode e a melhor cabra da exposição. Serão, em média, 300 categorias distribuídas em cerca de 100 campeonatos e 8 grandes campeonatos de cada raça.

Publicidade

Cerca de 450 animais participam dos campeonatos, e ao todo, entre animais em exposição, para a comercialização e que irão participar do concurso de peso e concurso leiteiro, são aproximadamente 900 animais.

Como forma e apoio e fomento ao setor, ao todo, na Expocaboclos, serão distribuídos R$ 40 mil em prêmios.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS