Caldeirão Grande do Piauí
Criador de Caldeirão Grande tem animal premiado na Expocaboclos

Uma ovelha da raça Santa Inês, do Rebanho Bandeira, do município de Caldeirão Grande do Piauí, venceu a etapa de classificação e vai disputar o grande campeonato na categoria de 18 a 20 meses na XII Expocaboclos, exposição e feira de ovinos e caprinos de Caldeirão Grande.
O animal tem um ano de idade e pertence ao produtor rural João Paulo, que é membro da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAP) de Caldeirão Grande do Piauí.
João Paulo é o primeiro criador do município a ter animais sangue puro da raça Santa Inês devidamente registrados e aptos a participarem da pista de julgamentos.
Esse não é a primeira vitória. A ovelha já havia ficado em segundo lugar na exposição de cidade de Paulistana, e por último foi campeã em concurso realizado em São Julião.
Em entrevista, João Paulo informou que começou a criar animais registrados da raça Santa Inês há cerca de dois anosSítio Bandeira, zona rural do município.
Atualmente, o rebanho é formado por 22 animais, dos quais, 3 são registrados. A ovelha vencedora está prenhe e deve parir em até dez dias. Segundo João Paulo, seu valor de mercado é de 8 mil reais.
Para o criador, a Expocaboclos está sendo, também uma oportunidade de comercialização. Ele trouxe seis animais do seu rebanho para a venda. Destes, três já foram vendidos e outros três continuam em exposição nas baias. João Paulo espera arrecadar cerca de 6 mil reais.
A Expocaboclos
A Expocaboclos é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAP), o evento acontece no Parque de Exposições Raimundo Cirilo de Carvalho, na comunidade Sítio Caboclos, que possui uma das melhores estruturas do estado em uma área de cerca de 4 hectares.
Dentre os principais objetivos do evento estão fomentar a economia local, valorizar o agronegócio, sensibilizar os criadores para a adoção e implantação de novas tecnologias no desenvolvimento de suas atividades e a promover melhoramento genético dos animais.
Este ano, em sua 12ª edição, a Expocaboclos sedia a Festa Brasileira da Raça Anglo Nubiana, além da Ranqueada das raças Santa Inês, Dorper, White Dorper e Boer.
Três renomados juízes de classificação atuam no julgamento – Domingos Ribeiro (de Campo Maior-PI), Giancarlo Antoni (de São Paulo-SP) e Edmilson Lúcio (de João Pessoa-PB).
Os julgamentos seguem até domingo, 20, quando acontecerão os grandes campeonatos, com a classificação da melhor ovelha e o melhor carneiro de cada raça, bem como o melhor bode e a melhor cabra da exposição. Serão, em média, 300 categorias distribuídas em cerca de 100 campeonatos e 8 grandes campeonatos de cada raça.
Cerca de 450 animais participam dos campeonatos, e ao todo, entre animais em exposição, para a comercialização e que irão participar do concurso de peso e concurso leiteiro, são aproximadamente 900 animais.
Como forma e apoio e fomento ao setor, ao todo, na Expocaboclos, serão distribuídos R$ 40 mil em prêmios.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Confira fotos do primeiro dia de julgamento de animais na XII Expocaboclos
- FOTOS | 2º dia de exposição e julgamentos de animais
-
Jaicós1 semana atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
Bocaina2 semanas atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL2 semanas atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Incêndio é provocado após briga em festa na cidade de Patos do Piauí e suspeito é preso
-
DESTAQUES4 dias atrás
JAICÓS | Empresário Lourisvaldo Carvalho morre aos 59 anos