Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Expocaboclos recebe evento nacional, realiza o primeiro leilão e bate recordes de público e vendas

Publicado

em

Situado em uma área de cerca de 4 hectares, o Parque de Exposições Raimundo Cirilo de Carvalho, localizado na comunidade Sítio Caboclos, zona rural do município de Caldeirão Grande do Piauí, sediou, no período de 15 a 20 de novembro, a Expocaboclos – Feira e Exposição de Caprinos e Ovinos de Caldeirão Grande do Piauí.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAP), em parceria com órgãos e entidades como o sistema FAEPI e SENAR, Sebrae, Banco do Nordeste, FACIAGRA, APICCOVI, ABCANGLO, bem como dos deputados Georgiano Neto e Júlio César, dentre outros.

Dentre os principais objetivos do evento estão fomentar a economia local, valorizar o agronegócio, sensibilizar os criadores para a adoção e implantação de novas tecnologias no desenvolvimento de suas atividades e a promover melhoramento genético dos animais, além de gerar entretenimento e lazer para a população local e visitantes.

Na sua 12ª edição, a Expocaboclos se consolidou, conforme a opinião de especialistas no assunto, como a segunda maior do Piauí, ficando atrás apenas da Expoapi, que acontece em Teresina.

Novidades

Este ano, o evento voltou a se destacar em vários aspectos e entrou para a história. A Expocaboclos foi palco da Festa Brasileira da Raça Anglo Nubiana, um evento de âmbito nacional.

Publicidade

“Sediar uma festa brasileira é um marco na história da Expocaboclos.”, afirmou Ananda Sousa, presidente da ACOCAP. O município de Caldeirão Grande do Piauí disputou com Campina Grande, na Paraíba, e foi escolhido para sediar o evento, que acontece apenas uma vez por ano.

Assim como nas edições anteriores, também houve concurso leiteiro e de peso, julgamentos de animais nas competições ranqueadas das raças Santa Inês, Dorper, White Dorper e Boer. Ao todo, foram cerca 300 categorias distribuídas em cerca de 100 campeonatos e 8 grandes campeonatos de cada raça. Cerca de 450 animais participam dos campeonatos, e entre animais em exposição, para a comercialização e que participaram do concurso de peso e concurso leiteiro, somavam aproximadamente 900 animais.

Três renomados juízes atuaram no julgamento – Domingos Ribeiro (de Campo Maior-PI), Giancarlo Antoni (de São Paulo-SP) e Edmilson Lúcio (de João Pessoa-PB).

Outra novidade da Expocaboclos 2022 foi a realização do I Leilão Berro Show Expocaboclos de ovinos e caprinos, realizado pela renomada empresa Leilo Norte. Esse foi o primeiro grande leilão de animais realizado no interior do Piauí.

O evento de comercialização de animais de raça foi bastante prestigiado por criadores e políticos. Ao todo, foram leiloados 33 lotes com caprinos e ovinos, com preço médio de 6 mil reais por lote, ultrapassando o montante de 200 mil reais. O leilão foi uma nova oportunidade de negócio para os criadores comercializarem seus animais, ou mesmo aumentarem o rebanho mediante a facilidade no pagamento do lote, que poderia ser parcelado em até 24 vezes.

Crédito

Outro incremento da Expocaboclos foi a presença do Banco do Nordeste, que pela primeira vez participou evento como parceiro, realizou oficinas com agricultores criadores e ofertou duas linhas de crédito para compra de animais.

De acordo com Fábio Cipriano, gerente geral da agência de Araripina-PE, o volume de negócios feitos na feira foi de aproximadamente 500 mil reais. Foram liberados 420 mil reais imediatos e outros R$ 200 mil, em novos negócios, foram iniciados durante a feira.

“O Banco do Nordeste veio para contribuir com o sucesso da Expocaboclos. É a nossa primeira participação na feira, mas a gente considera um bom resultado, um volume considerável de recursos que vai circular na comercialização de animais e, consequentemente, favorecer o melhoramento do rebanho.”, disse o gerente.

Participação

A 12ª Expocaboclos entrou para a história não apenas em volume de negócios, mas, também, em participação. Esse foi o maior público já registrado. Estima-se que mais de 25 mil pessoas passaram pelo parque ao longo dos seis dias, superando todas as expectativas dos organizadores. Além da população local, o Parque de Exposições recebeu visitantes de todos os Estados do Nordeste e até de outras regiões do Brasil.

Publicidade

Em termos de público, o evento teve seu ponto alto na noite de sábado, 19, quando uma verdadeira multidão lotou o espaço de festa do Parque de Exposições para assistir aos shows artísticos. Na terceira noite de festa, passaram pelo palco a dupla Iguinho e Lulinha, o sertanejo Leo Magalhães e o cantor Josué Bom de Faixa. Gleyson Gavião e Taty Girl também foram atrações do evento, dentre outros artistas.

Com programação diversificada voltada para o agronegócio e um amplo espaço com vários atrativos para a população em geral, o evento atraiu públicos de todas as idades, da criança ao idoso.

Dentre outros, personalidades do agronegócio e do meio político estiveram presentes, como o deputado estadual Georgiano Neto, a ex-secretária do Agronegócio do Piauí, Simone Pereira, os prefeitos Toninho (de Caridade), Zé Wlisses (de Simões), Joaquim Neto (de Patos), Eudes Ribeiro (de Fronteiras), Edilson Brito (de Vila Nova), Corinto Matos (de Marcolândia), Neném de Edite (de Jaicós), Raimundo Júlio (de Queimada Nova), a vice-prefeita de Caldeirão, Zulene Pereira, a vice-prefeita de Simões, Claudeir Feitosa, os ex-prefeitos de Caldeirão, Vianney Alencar e Rinaldo Oliveira, dentre outros.

Fomento a economia

Além dos shows artísticos, cursos, oficinas, palestras, exposição, feira e concursos de animais, outros atrativos foram a feira de artesanato e de outros produtos do setor, a feira de apicultura e uma grande praça de alimentação com dezenas de barracas e um cardápio diversificado de bebidas e comidas, com destaque para os pratos típicos da região, principalmente aqueles feitos com a carne do carneiro, os mais procurados pelo público.

Era quase sempre intenso o fluxo de pessoas nas barracas.

Um dos objetivos da Expocaboclos é justamente gerar trabalho e renda e fomentar a economia local, seja por meio da culinária ou de outros segmentos. Para isso, uma grande estrutura foi construída ou temporariamente montada no Parque.

Ludugério Alves, que possui uma loja virtual (@selarialudu_) e também frequenta feiras e exposições na região, ocupou um dos estandes da Expocaboclos para comercializar produtos como botas, chapéus, sela, cabeçada e arreios em geral. “A gente faz outras feiras na região, vende em casa e pelo instagram, e hoje estamos aqui na Expocaboclos, que é uma grande oportunidade de negócios. As vendas foram boas.”, disse o proprietário, que é de Caldeirão Grande.

Outros feirantes viajaram longas distâncias para comercializarem seus produtos na Expocaboclos. Emerson Silva veio de Petrolina, no Pernambuco, e expos para comercialização verdadeiras obras de arte, escultura de caprinos, ovinos, aves e bovinos feitos a base de cerâmica, arame, madeira e uma massa adaptada por ele mesmo. As peças, que variavam de preços entre 45 e 180 reais, chamaram a atenção pela riqueza de detalhes.

“Graças a Deus teve uma grande procura. Vendi bem aqui. O evento é gigantesco. Pensei que fosse menor, e quando cheguei aqui me surpreendi. É uma das maiores que já participei. E se é grande e tem gente, as vendas também são boas.”, disse ele, que pretende voltar em 2023.

Bovinos na feira

Publicidade

Embora a Expocaboclos seja especializada em caprinos e ovinos, o evento também teve exposição e comercialização de bovinos. Damião Rodrigues, um criador do município de Arapoema, no estado do Tocantins, viajou cerca de 1200 km para conhecer e participar da feira.

Ele trouxe bovinos da raça Nelore para o evento. “Vim sem compromisso nenhum. Trouxe garrotes e umas bezerra Nelore e vendi tudo.”, disse. Segundo ele, fruto das vendas, conseguiu arrecadar cerca de 120 mil reais. Além das vendas imediatas, também aproveitou a oportunidade para firmar novas parcerias. “Conheci vários fazendeiros aqui da região e estamos conversando. Quero fazer uma feira local, trazer os animais e agregar o nelore aqui no Piauí.”, pontuou.  

Sucesso e perspectivas

A 12ª Expocaboclos foi encerrada na tarde deste domingo, 20, com a cerimônia de premiação dos vencedores dos concursos e o tradicional banho de leite nos tratadores dos animais que venceram o concurso leiteiro, que é um costume dos eventos desse segmento.

Como forma e apoio e fomento ao setor, a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí e a ACOCAP distribuíram R$ 40 mil em premiação.

Em um clima de alegria, organizadores, parceiros e expositores comemoraram o sucesso do evento e falaram sobre os desafios e perspectivas para as próximas edições.

Marcondes Alencar, vereador, membro da ACOCAP e um dos organizadores do evento, destacou o apoio do prefeito Filipe Alencar ao evento, enalteceu a ACOCAP através da presidente da instituição, Ananda Sousa, e fez dirigiu agradecimentos a todos os envolvidos.

“Muita gratidão pelas parcerias, por essa unidade entre todos que trabalharam juntos para levar o nome de nossa cidade a todos os recantos desse país. A gente vê a proporção e grande repercussão que o nosso evento tomou. Um evento numa cidade pequena, mas com porte de capital. E pode ter certeza, em 2023 nós vamos fazer melhor.”, disse.

Para Ananda Sousa, o sentimento é de gratidão e felicidade diante do sucesso que foi a Expocaboclos. “Foi tudo além do que esperávamos. Todos os objetivos foram alcançados. A Expocaboclos é uma festa que vem crescendo e surpreendendo a cada ano, e nessa edição não foi diferente. A gente tinha uma expectativa que foi superada em todos os aspectos, em volume de negócios, o primeiro leilão foi um sucesso. Quem trouxe animal vendeu, e ainda ficou animais para serem entregues depois nas fazendas. Teve um criador de Pio IX que trouxe um rebanho com 24 animais e vendeu todo. O volume de negócios foi tão grande que faltou animais e produtos.”, disse.  

Ananda acrescentou que, da edição 2022 ficam, além dos frutos, os desafios para o próximo ano. “Nossa meta sempre foi evoluir, e temos conseguido a cada, e para a próxima edição, diante da grandiosidade que foi esse ano, os desafios serão muitos. Já vamos começar a planejar a próxima, inclusive, pleiteando outra festa brasileira, desta vez, da raça Santa Inês.”, disse.

Marcos Aurélio, secretário municipal de Agricultura, afirmou que o setor sai fortalecido. “A cada edição da feira o setor da agricultura sai fortalecido por meio das cadeias produtivas da ovino e caprinocultura, que movimenta a economia do município. O evento encerra, mas os frutos ficam em nosso município.”, disse.  

No encerramento, feliz com resultado do evento, o prefeito Filipe Gonçalves fez um pronunciamento em tom de gratidão. “Estamos encerrando com muito sucesso a 12ª Expocaboclos, e o momento é de agradecimento a Deus por ter nos abençoado e permitido fazermos um evento dessa magnitude. Agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para esse sucesso, aos expositores, comerciantes, aos visitantes e a todos que trabalharam na organização.”, disse.   

O gestor pontuou que todas as expectativas foram superadas. “Mesmo com todo planejamento e expectativa, nós nos surpreendemos com a proporção do evento, com a quantidade de animais comercializados, com renda gerada para as famílias que estavam com suas barracas, com a participação do público nos shows.”, disse.

Em sua fala, o prefeito Filipe anunciou as datas da Expocaboclos 2023, ainda maior, com mais dias de duração, no período de 12 a 19 de novembro. “Nós já temos um novo compromisso, que é realizarmos uma Expocaboclos ainda maior e mais organizada em 2023.”, disse.

Publicidade

Um dos parceiros da Expocaboclos, o deputado estadual Georgiano Neto também esteve presente na Expocaboclos. Em sua fala na abertura do leilão, ele reafirmou seu compromisso de trabalhar em prol do crescimento do evento.

“Caldeirão Grande hoje é uma referência por ter uma exposição com animais de qualidade, expositores de vários estados brasileiros, e nós, ao lado da Simone, o deputado Júlio César, do Governo do Estado, vamos trabalhar para tornar essa festa uma tradição não só da região, do Piauí, do Nordeste, mas uma referência para o Brasil.”, disse, parabenizando a todos pela organização.   

O evento foi enaltecido por nomes com experiência em feiras e exposições de animais, como José Antônio de Silva, profissionalmente conhecido como Zito Som, uma das vozes mais conhecidas em eventos desse segmento com mais de 40 anos de experiência em sonorização e narração, que já atuou em grandes eventos em cidades como Londrina, Marabá, Redenção, Crato, Fortaleza, São Luís, Maceió, Sergipe, Recife, Campina Grande e João Pessoa.

“Essa é a minha primeira vez em Caldeirão Grande, e aqui encontrei uma exposição que tem muita identidade, com nível de capital, com organização, boa vontade, determinação, humildade, e pessoas querendo fazer o melhor. Está de parabéns Caldeirão Grande. Saio daqui surpreso e muito satisfeito, e faço questão de levar esse relato, pois o Brasil precisa conhecer Caldeirão Grande.”, disse.

O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos, Valter Neto, também participou pela primeira vez da Expocaboclos. “Já acompanho a Expocaboclos há bastante tempo. Por meio da APICCOVI a gente dá um suporte de forma indireta a ACOCAP junto as instituições, mas, pessoalmente, participo pela primeira vez. E ao chegar aqui a gente fica surpreso e encantado com a estrutura montada, a forma profissional como o evento é realizado e o engajamento que os associados tem com a associação. É importante que esse evento seja bem divulgado para que as pessoas conheçam e tenha a oportunidade de visitar e ver com os próprios olhos a forma criteriosa e organizada com que é feito esse evento.”, disse.

Valter também participou leilão como vendedor com um lote de caprino da raça Anglo-Nubiana e enalteceu a iniciativa. “Embora tenha sido o primeiro, foi muito bem organizado, de forma profissional, que não deixa nada a desejar de outros. Foi uma coisa bem pensada, bem planejada e que trouxe um bom resultado financeiro e incrementou ainda mias o evento.”, disse.

A ABCAnglo, por meio dos criadores e associados, doou reprodutores para a Associação local de Caldeirão Grande como forma de incentivo e apoio aos criadores com foco no melhoramento genético dos animais e de trabalho de fortalecimento da raça na região.  

O prefeito Filipe Gonçalves e o deputado estadual Georgiano Neto também arremataram lotes do leilão e doaram animais para a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Caldeirão Grande.


CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS