Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Prefeito Filipe inaugura reforma da UBAS e qualifica serviços de saúde em Caldeirão Grande

Publicado

em

O Governo Municipal de Caldeirão Grande do Piauí iniciou o ano entregando investimentos na área da Saúde. Na manhã desta segunda-feira, 02 de janeiro, o prefeito Filipe Gonçalves e o secretário de Saúde, Marcos Alencar, inauguraram, ladeados de profissionais da área, a reforma e ampliação da UBAS José Gonçalves dos Santos.

O principal centro de saúde do município foi ampliado e passou por uma grande reforma estrutural. A obra foi executada com recursos próprios do município para oferecer melhores condições de acolhimento aos trabalhadores e usuários, e qualificar ainda mais os diversos serviços que são ofertados à população.

A UBAS é ampla e dispõe de espaços equipados, desde a recepção, sala de triagem, consultórios, banheiros, sala de arquivo, sala de esterilização, de prevenção, sala de coordenação, farmácia básica, ambulatórios, leitos de observação, sala de coleta, sala de repouso para funcionários, almoxarifados, sala da ESF, sala de reunião e cozinha com refeitório, tudo com acessibilidade.  

O secretário de Saúde, Marcos Alencar, explicou sobre o funcionamento. “Aqui funciona como uma Unidade Básica Avançada, que não faz só atendimento da atenção básica, mas, também, o atendimento de ambulatorial, com observação e leitos de até 24 horas.”, disse.

Para a isso, o número de leitos de observação foi aumentado. Agora, a UBAS possui alas masculina e feminina, somando em seis leitos, e uma sala de observação geral. A UBAS também possui cozinha com refeitório para alimentação dos profissionais e os pacientes que permanecerem em observação por mais de 12 horas na unidade.

A unidade funciona 24 horas, inclusive, com atendimento médico em regime de plantão. Cinco médicos atendem no município, três destes nas Equipes de Saúde da Família e outros dois para atendimento ambulatorial. “Temos médicos e enfermeiros 24 horas por dia. Até às 15 horas com atendimentos da atenção básica, e a partir desse horário, atendimento ambulatorial de urgência. Aqui também fazemos pequenas cirurgias, como retirada de sinais, nódulos superficiais e outros procedimentos simples.”, pontuou Marcos.  

Em entrevista, o prefeito Filipe Gonçalves afirmou que a saúde é uma área prioritária na sua gestão e que tem investido para qualificar ainda mais os serviços de Saúde, nesse caso, com a oferta de um espaço adequado. “A gente já tem um serviço de saúde de qualidade que é ofertado para a nossa população de forma bem eficiente pelas nossas equipes, pelos nossos profissionais de saúde, e a ampliação, reforma e a modernização da UBAS vai qualificar ainda mais. Com isso, queremos que os profissionais se sintam motivados em trabalhar num espaço mais confortável, aconchegante e adequado, e que a população também possa se sentir melhor acolhida quando precisarem e procurarem os serviços de saúde nesta unidade.”, disse Filipe.   

Além da reforma no prédio, a gestão tem investido, também, na aquisição de equipamentos e na ampliação dos serviços ofertados. A equipe do NASF foi aumentada com profissionais como terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo especializado no acompanhamento de em crianças com autismo.

“Vendo a necessidade e a preocupação das mães com as crianças autistas, a gente contratou novos profissionais para que pudéssemos oferecer um melhor atendimento e mais cuidado com essas crianças aqui mesmo em Caldeirão, evitando que muitas mães tivessem que deslocar até Picos para fazer o acompanhamento dos seus filhos.”, acrescentou o gestor.  

Presente na cerimônia, a vice-prefeita do município, Zulene Pereira Leal Oliveira, elogiou o trabalho que vem sendo realizado no município na área da Saúde. “Gostaria de parabenizar ao prefeito Filipe, ao secretário Marcos e toda a gestão do município pelo trabalho que vem sendo realizado, inclusive, na área da Saúde. Cada dia a gente se destaca e recebe elogios.”, disse, parabenizando, também, aos profissionais pelo novo espaço de trabalho.  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS