Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Prefeitura de Caldeirão Grande do PI e CONAFER lançam programa para melhoramento genético bovino

Publicado

em

O município de Caldeirão Grande do Piauí vai receber o maior programa de melhoramento genético bovino da pecuária familiar brasileira, o “Mais Pecuária Brasil”.

O programa será desenvolvido pela Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais – CONAFER, em parceria com Alta Genetics, multinacional de melhoramento genético bovino, e a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O evento de lançamento do programa foi realizado na manhã desta quarta-feira, 20 de julho, na plataforma da TV CONAFER, com a participação do secretário de Agricultura, Marcos Aurélio, quando foi celebrado o acordo de cooperação técnica entre a CONAFER e a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí.

Durante o lançamento do programa, o secretário de Agricultura de Caldeirão Grande do Piauí, Marcos Aurélio, destacou que o mesmo vem para melhorar o desenvolvimento pecuário o município. “É com grande satisfação que nós recebemos o Mais Pecuária Brasil em nosso município. Programa esse que é de grande e importância e vem para fomentar a pecuária em Caldeirão Grande do Piauí, melhorando a genética de nossos animais para assim impulsionar a cadeia da bovinocultura tanto de leite como de corte”, afirmou.

Publicidade

O Mais Pecuária Brasil tem como objetivo levar a efetiva prenhez ao rebanho do pequeno produtor, para qualificar os rebanhos de corte e leite entregando desde o sêmen e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento de toda a gestação pelos técnicos da CONAFER, gerando desta forma renda aos pequenos produtores e novos empregos na cadeia produtiva da bovinocultura.

Em entrevista, ao portal Cidades na Net, Marcos Aurélio, deu mais detalhes sobre o funcionamento do programa no município. Segundo ele, o programa consiste em promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros é de corte da agricultura familiar, com fornecimento de sémens pela CONAFER, com a tecnologia da inseminação artificial. “O programa será desenvolvido durante quatro anos e disponibilizará até 600 prenhez por ano aos produtores do município”, informou.

De acordo com Marcos Aurélio, será utilizado alta genética, com a inseminação artificial de sêmen bovino de corte nas raças Nelore, Sinde e Angus e de leite – Sinde, Gir, Girolando, Gersey e Holandes.

O secretário ainda explicou que os criadores do município interessados em aderir ao programa, devem procurar a Secretaria de Agricultura. “O programa será desenvolvido de forma gratuita para os criadores e para participar é preciso atender aos requisitos exigidos pelo programa, como ter a ficha sanitária em dia, com as vacinas de aftosa e brucelose, instalações adequadas, pastagem disponível e suplementação mineral”, finalizou.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS