Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Social realiza Amostra Cultural dos Serviços de Convivência em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

Com informações e fotos de Álisson Igor

“Um Caldeirão de cultura, conhecimento e inclusão social” foi o tema da 2ª Amostra Cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizada pela Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O evento, realizado nos dias 21, 27 e 28 de novembro, marca o encerramento das atividades do Serviço de Convivência no município em 2019, realizado com o objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

O objetivo da Amostra compartilhar com a população em geral o que a Assistência Social tem oferecido para o público alvo do Serviço de Convivência, que são as crianças, adolescentes e idosos, e os resultados desse trabalho.

No dia 21 de novembro tiveram início os jogos de futebol de salão na quadra poliesportiva. Nesta quarta-feira, 27, durante todo o dia, aconteceu a exposição do material produzido nas oficinas realizadas durante o ano. O material foi dividido nos estandes temáticos “expedição cultural”, “força jovem”, “programa Criança Feliz”, “aquarela”, “esporte CRAS”, “capoeira”, “grupo vida ativa”, “feira de artesanato”, “a importância da música em nossas vidas”, “ballet” e “a infância continua”.

Publicidade

No dia 28, quinta-feira, pela manhã e tarde aconteceram as rodadas finais dos jogos de futsal. À noite, também na quadra poliesportiva, a Amostra teve seu ponto alto com a cerimônia de premiação dos vencedores dos jogos e as apresentações culturais, envolvendo músicas, danças e coreografias, roda de capoeira.

A beleza das apresentações realizadas pelos grupos do Serviço de Convivência atraíram a atenção do público presente e mostrou, de forma positiva, os resultados do trabalho desenvolvido pela Assistência Social e CRAS.

De acordo com Luciana Carvalho, primeira-dama e secretária de Assistência Social, no município, através do SCFV, o CRAS atende cerca de 190 pessoas. “São cerca de 160 crianças e adolescentes e cerca de 110 idosos cadastrados no Serviço, um montante que ultrapassa o valor que é repassado pelo Governo Federal, mas o município tem sua participação, e com isso nós conseguimos atender a um número bem maior. Ao longo do ano são realizadas diversas atividades com foco no desenvolvimento de capacidades dos usuários, como oficinas de ballet, de artesanato, pinturas, capoeira, dança e ginástica aeróbica”, disse, destacando a importância do trabalho realizado em prol das famílias que necessitam de apoio social.

A secretária fez uma avaliação positiva, agradeceu a todos que colaboraram com a realização da Amostra e aos visitantes, como alunos, usuários do SCFV e suas famílias, e a comunidade em geral. “A Amostra foi um momento de alergia para os nossos idosos, as nossas crianças e adolescentes, por estarem sendo prestigiados e valorizados, podendo mostrar o seu potencial e seu protagonismo”, disse. Ao final, ela agradeceu ainda ao apoio da gestão. “Queria agradecer ao prefeito Vianney, pelo olhar sensível e humano que ele tem para com a Secretaria de Assistência Social.  Sem a contribuição da Prefeitura, nós não teríamos condição de prestar esse apoio social e o serviços à população. Graças ao seu apoio nós realizamos diversas ações, projetos e atividades para a nossa população. […] Estamos à disposição daqueles que precisamos nos nossos serviços”, pontuou.

Ao se pronunciar, o prefeito de Caldeirão Grande, João Vianney de Sousa Alencar, manifestou sua alegria e satisfação em participar da 2ª Amostra e ver os frutos do trabalho realizado pela equipe da Assistência Social. O gestor fez referência a importância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por retirar as pessoas da vulnerabilidade e desenvolver atividades que promovem a integração dos participantes e, por meio das oficinas, desenvolver o potencial das pessoas.

O gestor reafirmou o seu compromisso de manter o funcionamento dos Serviços de Convivência em 2020. “Queremos continuar o nosso trabalho em 2020 e aumentar a nossa meta de atendimento, porque o Serviço de Convivência tem um papel importante na formação dos novos cidadãos e na valorização e respeito com os idosos, aqueles que já contribuíram muito com o nosso município, proporcionando momentos de lazer, cultura e esporte para essa parcela da população”. Ao concluir, Vianney reconheceu o trabalho do Social. “Quero aqui agradecer a todos da Assistência, do Cras, pelo trabalho que fizeram durante 2019, encerrando hoje com a Amostra. Parabéns a todos que fazem esse grande trabalho na Assistência Social de Caldeirão Grande”.

A Amostra foi bastante prestigiada. Dentre outros, estiveram presentes no evento a coordenadora do CRAS, Valdirene Alencar; monitores do SCFV e demais servidores da Assistência Social; os vereadores Luís Alencar, Francisca Ireni (Minininha) e França Miranda.

Publicidade

_Veja todas as fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS