Connect with us

MUNICÍPIOS

Câmara de Vila Nova realiza 5ª sessão e aprova lei que denomina a Casa do Agricultor como Alvino Pereira de Alencar

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí realizou nesta sexta-feira (13) a 5ª sessão ordinária do ano legislativo de 2022.

A sessão foi dirigida pelo presidente da mesa diretora, Roberto Carvalho Moura (PSD) e contou com as presenças dos vereadores – Flávio Adão de Sousa (PSD), Deijano Lima (PSD), Enéas Abreu (PSD), Dorgivaldo Lima (PSD), Crégio França (PSD) e Gilberto Leal (PP), Irmã Eliésia (PSD) e Adonelys Araújo (PSD).

O vereador e presidente da Casa, Roberto Moura, no uso das suas atribuições declarou aberta a 5ª sessão ordinária da 7ª legislatura do ano de 2022 da Câmara Municipal, depois ele fez a leitura da pauta do dia e a vereadora Irmã Eliésia leu ata da sessão ordinária anterior .  

Seguindo a pauta, inicialmente houve a apreciação e votação da ata da Sessão ordinária anterior, em seguida, foi feita a votação do Projeto de Lei n° 05/2022, de iniciativa do vereador Gilberto da Silva Leal, sobre a denominação da Casa do Agricultor do município de Alvino Pereira de Alencar.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, os familiares do homenageado estiveram presentes. Alvino, era avô da secretária de Educação, Antônia Maria e dedicou boa parte da sua vida à agricultura e pecuária em Vila Nova.

Logo após, foi apresentado o Projeto de Lei n° 06/2022, de iniciativa do poder Executivo Municipal, sobre a regulamentação da jornada de trabalho e atribuições no âmbito da Secretaria de Saúde, aos cargos que especifica e dá outras providências. O mesmo só será votado na próxima sessão.

REQUERIMENTOS

Ao todo foram apresentados quatro requerimentos. O vereador Gilberto Leal trouxe dois, sendo um deles o pedido para que seja construída uma passagem molhada na localidade Baixio com a justificativa de que irá melhorar o acesso e trafegabilidade de quem transita, toda na comunidade, sendo que no período chuvoso, as pessoas sofrem ao realizar este percurso.

O outro requerimento diz respeito à obra de calçamento em paralelepípedo na rua Quirino Francisco de França, no povoado São João Batista porque segundo Gilberto, a ausência de pavimentação adequada faz com que as vias fiquem mais vulneráveis às ações do tempo, danificando-as e prejudicando o trânsito de pedestres e de veículos, além de minimizar a poeira local e o intenso lamaçal durante o período de chuva.

A vereadora Irmã Eliésia requereu que seja feita uma capacitação em APH para os motoristas e demais profissionais que atuam na Saúde de Vila Nova, ela justifica que é importante que todos motoristas da área da saúde tenha noções da forma correta para transportar os pacientes.

Publicidade

O vereador Dorgivaldo de Lima pediu construção de um museu no município de Vila Nova do Piauí justificando que o município é um celeiro cultural, possui uma história rica com personalidades e utensílios que merecem sua preservação.

Veja mais imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS