Connect with us

Campo Grande do PI

Assistência Social de Campo Grande realiza ações no mês de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Publicado

em

Na manhã da última sexta-feira (19) a Secretaria de Assistência Social de Campo Grande do Piauí, em parceria com as demais secretarias, realizou uma caminhada e palestras em alusão ao 18 de Maio,  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A concentração para a caminhada aconteceu em frente às Escola Municipal Moisés Bezerra, de onde os participantes saíram pelas ruas, com a exposição de faixas e cartazes. Alunos, gestores, secretários, professores e profissionais das pastas integraram a ação.  

Durante a passeata a Assistente social, Luciene Sousa, com o apoio de um carro de som, explanou sobre a importância da campanha, da conscientização, do combate. Ela explicou a origem do movimento, o porque do dia 18 de maio ser o dia do enfrentamento ao abuso sexual infantil, lembrou do caso Araceli, (que este ano completa 50 anos da morte) a menina que foi raptada, drogada, estuprada e morta.

Após a passeata o público se dirigiu ao Centro Social de eventos, onde foi realizada uma palestra com o enfermeiro Dayro Coutinho, que frisou principalmente os cuidados que as famílias e as crianças devem ter para evitar que abusos aconteçam dentro e fora dos lares, a importância da orientação as crianças para que elas desde cedo conheçam seus corpinhos  e saibam diferenciar um carinho de um abuso, as partes do corpo que não podem ser tocadas, e a importância de falar com as pessoas de confiança quando algo estranho acontecer.

No encerramento foi realizada uma dinâmica e uma apresentação, na qual os alunos representaram da forma mais leve possível a inocência da infância sendo corrompida.

Por ultimo os profissionais envolvidos se dirigiram a Creche Maria Madalena para apresentar a temática para as crianças por meio de história com fantoches e dedoches.

A ação contou com a parceria de todas as secretarias. Estiveram presentes a Secretária da Assistência Social, Zoneide Bezerra, as Coordenadoras do CRAS, representantes do Conselho Tutelar, Coordenadores da Saúde, Coordenadoras da Educação, Mobilizadora do Selo Unicef, Representantes do NUCA, Professores, Diretores, monitores e orientadores social.

A programação segue até o dia 30 de maio com eventos pelos pólos dos Serviços de Convivência e fortalecimento de Vínculos.

Fonte: ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS