Campo Grande do PI
Assistência Social de Campo Grande realiza ações no mês de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Na manhã da última sexta-feira (19) a Secretaria de Assistência Social de Campo Grande do Piauí, em parceria com as demais secretarias, realizou uma caminhada e palestras em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A concentração para a caminhada aconteceu em frente às Escola Municipal Moisés Bezerra, de onde os participantes saíram pelas ruas, com a exposição de faixas e cartazes. Alunos, gestores, secretários, professores e profissionais das pastas integraram a ação.

Durante a passeata a Assistente social, Luciene Sousa, com o apoio de um carro de som, explanou sobre a importância da campanha, da conscientização, do combate. Ela explicou a origem do movimento, o porque do dia 18 de maio ser o dia do enfrentamento ao abuso sexual infantil, lembrou do caso Araceli, (que este ano completa 50 anos da morte) a menina que foi raptada, drogada, estuprada e morta.

Após a passeata o público se dirigiu ao Centro Social de eventos, onde foi realizada uma palestra com o enfermeiro Dayro Coutinho, que frisou principalmente os cuidados que as famílias e as crianças devem ter para evitar que abusos aconteçam dentro e fora dos lares, a importância da orientação as crianças para que elas desde cedo conheçam seus corpinhos e saibam diferenciar um carinho de um abuso, as partes do corpo que não podem ser tocadas, e a importância de falar com as pessoas de confiança quando algo estranho acontecer.

No encerramento foi realizada uma dinâmica e uma apresentação, na qual os alunos representaram da forma mais leve possível a inocência da infância sendo corrompida.
Por ultimo os profissionais envolvidos se dirigiram a Creche Maria Madalena para apresentar a temática para as crianças por meio de história com fantoches e dedoches.

A ação contou com a parceria de todas as secretarias. Estiveram presentes a Secretária da Assistência Social, Zoneide Bezerra, as Coordenadoras do CRAS, representantes do Conselho Tutelar, Coordenadores da Saúde, Coordenadoras da Educação, Mobilizadora do Selo Unicef, Representantes do NUCA, Professores, Diretores, monitores e orientadores social.
A programação segue até o dia 30 de maio com eventos pelos pólos dos Serviços de Convivência e fortalecimento de Vínculos.
Fonte: ASCOM
-
Fronteiras2 semanas atrás
Poetisa natural de Fronteiras é diplomada na Academia Brasileira de Literatura de Cordel
-
Jaicós2 semanas atrás
Familiares prestam últimas homenagens a Adelina Farias, matriarca de uma das maiores famílias de Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
CBF procura Fortaleza e gera expectativa por convocação de Hércules
-
Jacobina do Piauí1 semana atrás
Abóbora com textura diferente intriga moradores no interior de Jacobina do Piauí
-
MUNICÍPIOS2 semanas atrás
Falece aos 92 anos, Antônio Lustosa, pai do padre Gregório Leal
-
Araioses2 semanas atrás
Cantora araiosense Angela Sallys sonha em crescer no meio musical e ajudar a família