Connect with us

Campo Grande do PI

Campo Grande do Piauí encerra o Novembro Azul com Dia ‘D’ de cuidados com a saúde do homem

Publicado

em

O município de Campo Grande do Piauí encerra neste sábado (3) as ações da campanha Novembro Azul, uma mobilização estratégica de promoção à saúde integral do homem, em especial, em relação ao câncer de próstata, o que mais acomete a população masculina.

Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo o Dia ‘D’ da campanha com um mutirão de atendimentos na UBS Cícero Rodrigues da Luz, situada na sede.

“Neste Dia ‘D’ reunimos serviços que são oferecidos pela Saúde permanentemente ao longo do ano, mas que em novembro, mês mundial de promoção da saúde do homem, ganha essa atenção especial como estratégia para chamar a atenção da população masculina e conscientizá-los da importância do cuidado com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata.”, disse enfermeiro Dayro Coutinho, coordenador da Atenção Básica.

Na oportunidade, foi realizada a coleta de sangue para a realização do exame PSA, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, atualização do cartão de vacinação, além de atendimentos médico e de enfermagem.

O Dia ‘D’ também teve uma palestra com a médica Isabel Rolim, que explanou sobre a campanha Novembro Azul, com foco nos cuidados preventivos relacionados ao câncer de próstata.

A palestrante falou sobre fatores de risco, sintomas, diagnóstico e fez série de orientações que podem ajudar a salvar vidas, desde os cuidados básicos com a saúde, até a realização de exames preventivos indicados para o diagnóstico precoce do câncer, como o PSA, o toque retal e exames de imagem, o que aumenta significativamente as chances de cura.

Também foram realizadas dinâmicas de interação social como bingo e sorteio de brindes para os homens.

O prefeito do município, Francisco José Bezerra, o Dr. Tico, que é médico, participou da mobilização, visitou as salas onde estavam sendo realizados os serviços e conversou com os homens.  

“Como profissional área da saúde, não poderia deixar de estar aqui prestigiando e apoiando essa campanha, tendo essa conversa de homem para homem e reforçando a importância dos cuidados com a saúde. E aqui a gente começa a perceber que em nosso município os homens estão cada dia mais conscientes e realizando seus exames preventivos, algo que é muito bom. A estratégia aqui é tentar nos antecipar aos problemas de saúde da nossa população, e com isso, obter melhor qualidade de vida.”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS