Campo Grande do Piauí realiza o 2º Fórum do Selo Unicef e aponta avanços
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 26/06/20

Campo Grande do Piauí realiza o 2º Fórum do Selo Unicef e aponta avanços

O Prêmio Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2017/2020, está na sua reta final, e o município de Campo Grande do Piauí realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 25 de junho, o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef.

O evento aconteceu na Câmara Municipal, com restrição de público, como medida de prevenção, conforme recomendam os órgãos de Saúde, e foi transmitido ao vivo através do Instagram do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, possibilitando, assim, que a população pudesse assistir.

O 2º Fórum foi coordenado pela articuladora municipal, Valdirene de Sá Oliveira, e contou, também, com a participação da Comissão Intersetorial, de representantes do CMDCA, NUCA, e das Secretarias Municipais.

Na abertura, a articuladora fez uma breve explanação sobre os objetivos do Fórum que, dentre outros, é prestar contas do que foi executado a partir do Plano de Ação, apresentar o diagnóstico situacional atualizado e comparar a situação do município entre o início do percurso do Selo Unicef, em 2017, e o que foi sendo desenvolvido no decorrer dos anos, até 2020, a partir da implementação de diversas políticas públicas com foco na população de 0 a 18 anos incompletos.

Na oportunidade, Tássia Kelly, que integra a Comissão, apresentou o Relatório Transparência Pública do Selo Unicef do município de Campo Grande do Piauí, que lista, dentre outros pontos, as melhorias obtidas pelo município em relação à Linha de Base inicial, como a redução do abandono escolar, que saiu de 1,7% para 0,6%, ou seja, uma queda de 1,1%; o aumento do percentual de crianças e adolescentes beneficiárias do BPC incluídas na escola, que cresceu de 64% para 75%, um aumento de 11%; e na diminuição da distorção idade-série, reduzindo de 23% para 17%, uma diferença de 6%.

O Relatório traz, também, as principais conquistas que o município teve nesta edição do Selo Unicef, e os principais resultados positivos alcançados nos Resultados Sistêmicos, como a inclusão e o acompanhamento de crianças e adolescentes na escola, inclusive, com ou sem deficiência; o mapeamento antropológico de crianças e adolescentes com orientação a respeito da alimentação saudável e prevenção da obesidade; a realização de formações inovadoras com profissionais da educação, da assistência social, da atenção básica de saúde e adolescentes do NUCA; a realização da Campanha Por Uma Infância Sem Racismo; valorização prioritária na agenda das políticas públicas do município voltada para Primeira Infância; participação satisfatória dos professores no curso Portas Abertas para Inclusão; ação de mobilização pela valorização e proteção ao direito à vida e contra a violência; e a realização de Fóruns Comunitários e Reunião Intermediária de Acompanhamento.

Além disso, os principais desafios que o município enfrentou na realização desta edição do Selo Unicef, as principais lições aprendidas nesta edição e sugestões para a próxima gestão de Campo Grande do Piauí em relação ao Selo Unicef, que as futuras gestões municipais e suas secretarias permaneçam aderindo ao Selo Unicef e que incluam as ações referentes à metodologia do Selo nos seus respectivos planos de ação, para que aconteçam de forma interligada. Todas essas informações também estão no Relatório de Transparência Pública.

Após a apresentação, participantes, de forma individual, deram testemunhos sobre esta edição do Selo, apontando desde os desafios, as conquistas e o impacto causado na vida de crianças e adolescentes por meio das diversas ações desenvolvidas e políticas públicas implementadas.

Estiveram presentes, também, representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, a mobilizadora dos adolescentes, Maria Helena, os secretários municipais Vandeslene Oliveira (de Assistência Social), Edson Oscar (de Saúde), Anazilda de Jesus (de Educação), Vanessa da Silva (de Cultura), a enfermeira da ESF, Luciana Sales, a assistente social Maria Luciene, dentre outros.

Mais fotos:

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

PI | Clínica de odontologia é interditada por esterilizar materiais em banheiro

O Conselho Regional de Odontologia (CRO-PI) flagrou e interditou um clínica com más condições de funcionamento em um prédio de alto padrão, na Zona Leste de Teresina, nessa quinta-feira (26/09). Segundo

NOTÍCIA DESTAQUE

46 aprovados em concurso devem ser nomeados para 2º turno no TJ-PI

O desembargador Erivan Lopes, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), declarou que, pelo menos, 46 analistas judiciários, aprovados no último concurso público, deverão ser nomeados em maio para

Padre Marcos

Padre Marcos celebra a 101ª festa de Santo Antônio; veja fotos

A Igreja Católica celebrou neste sábado, 13, a festa de um dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio, conhecido como ‘santo casamenteiro’. No município de Padre Marcos, o único