Connect with us

Campo Grande do PI

Censo do IBGE contabiliza 5.930 habitantes em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

O Posto de coleta do IBGE responsável pelos municípios de Campo Grande do Piauí e Vila Nova, concluiu na manhã do dia 31 de outubro a pesquisa do censo demográfico no município de Campo Grande. Em Vila Nova, houve um atraso e as atividades dos recenseadores ainda não foram encerradas.

O Posto de coleta fica localizado na sede da Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí que tem dever de fornecer local e as condições favoráveis para alocação do posto.
Com 16 setores, o município de Campo Grande tem como Agente Censitário Municipal Mateus Elieudo dos Santos e Agente Censitário Supervisor Christian Ritchelly de Brito. O município conta também com 5 recenseadores que realizaram todo o trabalho de pesquisa nos lares campo-grandenses.

Segundo as informações do ACS Christian Brito, o último censo demográfico foi realizado no ano de 2010 e foi contabilizado na cidade de Campo Grande 5.593 habitantes. Neste ano de 2022, o censo contabilizou 5.930, no entanto ainda tem até o prazo de até o final do mês de dezembro para realizar revisitas.

O agente informou que após o trabalho do recenseador no setor, algumas unidades (domicílios e estabelecimentos) ficam sujeitas a visitas do supervisor, cujo trabalho se dá por meio de uma pequena amostra dos endereços visitados pelo recenseador, que pode acontecer até a data da finalização do censo, em 31 de dezembro, para que em caso de alguma divergência o setor possa ser reaberto para uma nova visita com a finalidade de correção de qualquer divergência da coleta realizada pelo recenseador e da supervisão.

“É importante destacar que o IBGE utiliza datas de referência para realização da contagem do censo, que é de 31 de julho de 2022 a 01 de agosto de 2022, ou seja, para o IBGE, quem nasceu e está vivo na data de referência será recenseado para o censo deste ano, já quem nasceu após a data de referência não será contado para este censo, mas somente no próximo ” ressaltou Christian.

O Agente supervisor, agradeceu aos recenseadores José Rodrigo de Jesus Sousa, Letícia de Jesus Sousa, Alexandre Ribeiro de Jesus Sousa, Jeysa Mayra de Jesus Dias, João Edvan Bezerra e os reforços de Aclairtom de Sá e Sousa e Ítalo Mateus de Sá Deus e também agradeceu aos coordenadores de área e subárea, Maria Janete de Jesus e José Ramom Alencar Nascimento, respectivamente.

Publicidade

O ACS ressaltou ainda o objetivo do censo. “É a maior pesquisa de levantamento de informações e estatísticas do país, têm o poder levantar informações sobre não só a quantidade de habitantes, mas também como as pessoas vivem, a escolaridade das pessoas, faz divisão por faixa etária, homens, mulheres, quantidade de crianças, e a partir dessas informações do levantamento os gestores públicos podem planejar as políticas necessárias para atender a população de acordo com as condições em que ela vive. Antes do censo teve a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, com o intuito de verificar a situação das ruas, dos logradouros da parte urbana. São verificadas situações como asfaltamento, iluminação pública, saneamento básico, arborização dentre outras” enfatizou.

Christian, falou ainda da necessidade de informar a população sobre o censo e o trabalho dos recenseadores. “É muito importante divulgar essas informações para que chegue na população para que tomem mais conhecimento da pesquisa e assim possam colaborar e responder de forma fidedigna correspondendo a realidade que elas vivem. Campo Grande já tá finalizado, estamos concluindo hoje dia 31 de outubro, bem na data, e estamos muito satisfeitos, com as pessoas que a maioria receberam bem os recenseadores, houve algumas recusas, mas já contávamos com isso, e nós vamos procurar depois para que a gente possa conversar e ver a situação para poder incluir as pessoas dentro do levantamento do censo demográfico” concluiu.

Da Ascom

Facebook

MAIS ACESSADAS