Campo Grande do PI

Com foco na Educação Integral, Campo Grande do Piauí promove Jornada Pedagógica 2024

Publicado

em

O município de Campo Grande do Piauí iniciou na manhã desta quinta-feira, 08 de fevereiro, as atividades do ano letivo na Rede Pública Municipal de Ensino com a Jornada Pedagógica 2024.

Realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, a Jornada é um momento de suma importância para a formação e a troca de experiências entre os diversos atores que compõem a Rede Municipal de Educação de Campo Grande do Piauí.

O evento educacional, que tem como tema “Educação Integral, Aprendizagem Escolar e Equidade”, aconteceu na Escola Moisés Bezerra, reunindo professores, gestores escolares e coordenadores.

Na oportunidade os profissionais da Educação, foram acolhidos com música ao vivo com o cantor Silvam Sousa, além de serem presenteados com um kit com camiseta e outros materiais.

A Jornada Pedagógica de Campo Grande, tem como objetivos promover momentos de reflexão sobre a inclusão como direito, seus desafios e possibilidades, além de refletir a integralidade como necessidade educacional, abarcando ideias sobre ambiente e comportamentos propícios à mesma, bem como uma reflexão sobre a aprendizagem e estratégias para o desenvolvimento de competências.

A abertura foi realizada pela secretária de Educação, Eliciana Bezerra, a Licinha, que deu as boas-vindas aos profissionais da Educação.

Em seguida, aconteceu a primeira palestra, ministrada pela professora Doutora e Mestra em Educação, Raimundinha Melo, que abordou sobre a temática “Caminhos para a garantia do direito à aprendizagem: desafios e possibilidades”.

Segundo Raimundinha, o objetivo da palestra, é principalmente, sucinto a reflexões sobre a garantia do direito de aprender de toda criança e adolescente e o papel dos professores como protagonistas do ensino e como mediadores da aprendizagem. “É uma oportunidade de refletir sobre a importância de garantir isso, mas também de falar sobre o que pode e deve ser feito no âmbito da sala de aula, da gestão, da coordenação, da política educacional, para que esse direito de aprender, seja garantido efetivamente”, frisou.

Ela acrescentou que trazer o referido tema para uma formação mostra uma responsabilidade muito grande por parte da Secretaria de Educação e da gestão. “Com isso demostram estarem preocupados em aproximar-se cada vez mais dessa perspectiva de garantir que todos tenha assegurado a sua aprendizagem, que é o que transforma vidas”, disse ela, que parabenizou a Educação pelo trabalho desenvolvido e pelos resultados alcançados, destacando que o município, no Saepi, atingiu índices de aprendizagem melhores que a média do estado do Piauí.

A segunda palestra foi conduzida pela professora Mestra, Jessyka O’hara de Alencar Ramos, que explanou sobre o tema “Educação com equidade: compromisso com o direito de aprender”. A palestrante fez uma ampla abordagem, destacando a importância da equidade no processo educacional.

Em entrevista, a secretária Licinha, explicou que o foco da Jornada Pedagógica é a Educação Integral, tendo em vista que o município, vai atender uma parte dos alunos de creche na escola de tempo integral. “Pactuamos um número de alunos para atender em tempo integral esse ano, mas acredito que conseguiremos atender uma quantidade bem maior de estudantes. Então o nosso foco na Jornada é trabalhar a Educação Integral, ressaltando que a nossa preocupação não é só de aumentar a jornada escolar, mas de oferecer uma educação de qualidade. E, por isso, estamos trabalhando, também, a questão da equidade”, enfatizou.

Para o ano letivo de 2024, segundo a gestora, as expectativas são positivas. “Em 2023 concluímos um ano com muito êxito, plantamos a semente, e esse ano, vamos colher. Tanto, que já temos o resultado do Saepi, onde nós avançamos, alcançando índices superiores ao do Piauí, Campo Grande está muito bem colocado, por isso estamos felizes e otimistas. Tivemos a pandemia, um período atípico, onde a educação foi muito prejudicada, mas estamos conseguimos se sobressair, aquele trabalho de formiguinha que iniciamos lá atras, de fato vem dando resultado”, explicou.

Por fim, a secretária destacou o apoio e compromisso da gestão municipal com a educação. “Nosso gestor tem um olhar voltado para nossa educação, além do trabalho de planejamento e formação com os educadores, o prefeito Dr. Tico, tem investido, também, na melhoria da infraestrutura das escolas, a Creche Maria Madalena, está passando por uma grande reforma e as demais unidades escolares receberão reparos para melhor recepcionar nossos alunos”, finalizou.

A Jornada Pedagógica continua amanhã, sexta-feira, 09, com uma palestra ministrada por Giumara Oliveira Moura, que abordará sobre a “Educação Inclusiva: cuidando, acolhendo e transformando vidas – tudo começa pelo olhar!”.

Na próxima semana, acontece o planejamento por unidades escolares, como também será realizada uma reunião com os pais de alunos.

As aulas na Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Grande do Piauí terão início dia 19 de fevereiro, quando mais de 1.000 alunos matriculados, cerca de 100 professores e a equipe de gestão e apoio das escolas retornarão às atividades nas sete unidades da Rede Municipal.

Mais fotos:

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile