Connect with us

Campo Grande do PI

Educação de Campo Grande do PI encerra Jornada Pedagógica e acolhe alunos para novo ano letivo

Publicado

em

Na preparação para o retorno do ano letivo, a Secretaria de Educação de Campo Grande do Piauí, realizou nos dias 23, 24 e 27 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2023, com o tema “Desenvolvendo habilidades para a construção de aprendizagem significativa”.

Na sexta-feira 24, segundo dia de atividades da Jornada Pedagógica, a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde deu início aos trabalhos do Programa Saúde na Escola (PSE). Na oportunidade, os coordenadores da saúde, Tayse Rolin e Dayro Rodrigues, falaram sobre a parceria e os programas, destacando que “tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação”.

Em seguida o palestrante do dia, Alan Alencar, ministrou uma formação de primeiros socorros no ambiente escolar, com simulação de situações em que os profissionais podem estar realizando um atendimento inicial em uma situação de emergência, como em casos de engasgo, queimadura, trauma, fratura, pequenas lesões.

“É muito importante essa iniciativa da gestão, de fazer essa integração com a saúde, abordando situações que podem estar acontecendo na escola, esse treinamento é muito necessário porque ‘é como sempre falo’ é melhor saber e não precisar usar do que precisar e não saber”, falou Alan.

O encerramento da Jornada pedagógica aconteceu nesta segunda-feira 27. A Psicóloga Dra. Débora Barros, ministrou a palestra sobre “Saúde Mental: a Importância do autocuidado”. Uma conversa sobre inteligência emocional, como nos deixamos afetar pela rotina no dia-a-dia do professor, o autoconhecimento sobre as emoções, o bem estar físico e emocional.

“É importante que cada um se conheça para saber quais as áreas precisam ser trabalhadas, nós fizemos um teste avaliativo com os professores e gestores para identificar através da auto-percepção as áreas que eles observam precisar melhorar para ter uma inteligência emocional mais apurada e entender o que você está sentindo” explicou Débora.

A secretária de Educação, Eliciana Bezerra, que participou dos três dias do evento, falou sobre o retorno as aulas, e que após as atividades de palestras e treinamento a jornada ainda tem continuação com os planejamentos coletivos e o planejamento por unidade escolar.

Ela ainda enfatizou o compromisso da gestão com a educação, as escolas e os alunos campo-grandenses.“A gestão do prefeito Dr. Tico tem investido na melhoria de todas as escolas para melhor receber os profissionais e os alunos, projetos serão retomados para desenvolver as potencialidades dos alunos, como o projeto de leitura que premiava os alunos e o novo mais educação que aumenta a jornada na escola para os alunos e recupera o prejuízo causado pela pandemia” esclareceu Licinha.

Ao final do ciclo de palestras Licinha, agradeceu a todos os professores, diretores, coordenadores, aos palestrantes, ao pessoal da saúde, a equipe de organização, a primeira Dama Zoneide Bezerra, ao Secretário de Saúde Jarbas Gareza, pela participação e parcerias.

Publicidade

Início das aulas

Nesta quarta-feira, 1º de março, estão iniciando as aulas do ano letivo de 2023. As equipes da educação estão recepcionando os alunos com um momento de acolhida, entrega dos livros e apresentação das turmas.


Fonte e fotos: Assessoria

Facebook

MAIS ACESSADAS