Campo Grande do PI

Educação de Campo Grande do Piauí promove Jornada Pedagógica e se prepara para retorno das aulas

Publicado

em

O município de Campo Grande do Piauí iniciou as atividades do segundo semestre do ano letivo de 2024, e com o intuito de promover a formação dos profissionais da educação com discussões pautadas em temas que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, realizou a Jornada Pedagógica.

Promovido através da Secretaria Municipal de Educação, o evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º agosto, na Creche Maria Madalena, reunindo professores, diretores, coordenadores e a secretária de Educação, Eliciana Bezerra, a Licinha.

Na abertura do evento, a gestora da pasta e Cleia Bezerra, acolheram os profissionais, desejaram um bom evento e foi destacada também a importância dos temas a serem discutidos.

Logo após, teve início a primeira palestra da jornada, ministrada pela professora Maria Cândida de Jesus, que é formada em Licenciatura plena em História, mestranda pela UNIVASF e pesquisadora sobre o protagonismo da mulher negra.

Maria Cândida palestrou sobre o tema “Educação Antirracista”. Em entrevista, ela falou da importância da abordagem. “Se pensar numa educação cidadã, um dos princípios é você trabalhar essa questão do antirracismo. Num país com a questão intercultural, trabalhar a interseccionalidade é urgente e necessário, porque na nossa essência ainda somos vítimas de um colonialismo machista, patriarcal, misógeno, escravista. Quando se trabalha com educação decolonial, a gente busca outra perspectiva, uma construção de uma identidade forte, de valores, para que a gente pense com um olhar de assensso afirmativo, que a história nunca se repita com relação a esse passado e que tenha uma reparação política”.

A palestrante também destacou a necessidade de o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira estar efetivamente presente nas salas de aula. “Que a escola pense um currículo que inclua a Lei 10.639, principalmente nas áreas de História, Arte e Literatura, mas se estendendo a todas as disciplinas e fora dos muros da escola, para que a gente possa estar construindo uma educação mais equitativa, feliz, de respeito e valorização, para que as pessoas possam aprender de fato aquilo que é essencial, na questão de valores, de se pensar na alteridade, para que possamos estar formando cidadãos conscientes, livres, justos e solidários”.

A temática de discussão da segunda palestra do evento foi “Eu, minha vida e meu trabalho”. O assunto foi abordado pelo professor empresário, coach e escritor, Tiago Bomfim.

“A base principal dessa temática é a inteligência emocional, como aproveitá-la para tirar o melhor de si, do próximo, como um trabalho em equipe, um trabalho mais compreensivo e produtivo. Trazer aquele clima de felicidade e produtividade no trabalho. Essa é a parte principal, que a gente leva primeiro para a vida pessoal e que naturalmente ela deslanchando a vida profissional também vai ser muito melhor. Não dá para extrair o melhor do aluno se você não está na sua melhor versão. A perspectiva é que a alegria de viver, a autoresponsabilidade e o comprometimento tenham repercussão em todas as áreas da vida e isso chegue até o aluno, até a família do aluno, através da atuação do professor”, disse Tiago em entrevista.

A secretária de Educação, Eliciana Bezerra, em entrevista ao Cidades Na Net disse que as atividades do segundo semestre iniciaram ainda na segunda-feira, já tendo sido realizadas reuniões com as duplas gestoras das escolas, formação para os professores que trabalham com educação integral e educadores da educação infantil, com foco no novo programa que será executado no município.

Ela também destacou a importância da jornada. “As nossas expectativas são as melhores. Vamos voltar às aulas com tudo que a gente tem de melhor, que é nosso compromisso e dedicação com a educação das nossas crianças. Hoje estamos aqui nesse momento coletivo de grande importância, onde estamos com uma pauta dedicada a todos os professores da rede. Essas palestras provocam reflexões. Nesse primeiro momento debatemos sobre a educação antirracista, que é tão nossa quanto as demais temáticas; e depois a palestra com o Tiago Bonfim, trabalhando a inteligência emocional. A ideia é que estejamos voltando as aulas com esse sentimento de satisfação, de contentamento com nosso trabalho, de consciência que vamos continuar dando o melhor para a educação do nosso município. Desejo um feliz e abençoado retorno a todos os colegas. Idependente do momento circunstancial, continuamos sendo educadores e o que vamos levar é o que de melhor temos em nós “.

A secretária ainda informou que o retorno das aulas em Campo Grande do Piauí será na segunda-feira, 5 de agosto, quando as escolas da Rede Municipal de Ensino, situadas na sede e zona rural, vão receber mais de 1 mil alunos.

Nesse semestre, também será iniciado o desenvolvimento do LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil. Josefa Cleidiana de Sousa, coordenadora da Educação Infantil, explicou sobre o projeto.

“O LEEI é uma ação dentro do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O público alvo dele é a educação infantil e aborda a temática leitura e escrita, na perspectiva do letramento. O projeto LEEI traz a formação continuada para os professores da educação infantil, para plantarmos ainda na primeira infância, a cultura da leitura. E também, levar essa interação para as famílias, para que as crianças tenham prática de letramento no seu meio social. Então, a educação infantil, que é a base, vai estar preparando as crianças para que tenham uma alfabetização formal melhor, na idade certa”.


MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile