Connect with us

Campo Grande do PI

Em Campo Grande, Saúde capacita profissionais para a implantação do prontuário eletrônico e entrega equipamentos

Publicado

em

A Prefeitura de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, aposta no uso da tecnologia para otimizar os serviços públicos de saúde. O município vai implantar o Prontuário Eletrônico do Cidadão nas Unidades de Saúde.

O Prontuário é uma ferramenta que tem como objetivo integrar as informações e melhorar o atendimento público nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com esse objetivo, nesta quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma capacitação com os profissionais que realizam o atendimento na recepção das UBSs, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde.

O treinamento aconteceu em dois espaços distintos. Numa sala, Arlício Beniz orientou os agentes comunitários e-SUS AB Território, um aplicativo que vai facilitar o trabalho dos agentes comunitários no registro das visitas domiciliares de forma rápida e segura.

Para isso, a Secretaria de Saúde realizou a entrega de equipamentos para os agentes comunitários. Os kits são compostos por balança digital, balança de rede, trena e um tablet, dispositivo eletrônico móvel que vem configurado com o aplicativo do SUS.

Em outra sala, o instrutor Antônio Fernandes capacitou os demais profissionais para o uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o PEC, que visa informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. A plataforma eletrônica reunirá todas as informações do paciente, o que facilita o atendimento e o acompanhamento por parte dos profissionais.

Com essa ação de inclusão digital, o município contempla a meta do Ministério da Saúde, que é a informatização da Saúde. O secretário de Saúde, Jarbas Garêza acredita que a inovação vai trazer melhorias para os profissionais e usuários, uma vez que toda a rede de saúde terá mais informações sobre o histórico dos pacientes.

“Investir na tecnologia na saúde é de suma importância.”, afirmou o gestor. Dentre os benefícios, destacou a praticidade, tendo em vista a substituição das fichas de papeis pelos tablets, o melhor acompanhamento das famílias por meio dos agentes comunitários de saúde, bem como a sincronização dos dados com toda a rede SUS.

“Um dos benefícios é essa sincronização de dados. Onde o paciente for atendido, mesmo que em centros de saúde pública de outra cidade, o médico terá acesso a base de dados do prontuário eletrônico com todo o seu histórico, com informações de diagnósticos, atendimentos e marcação de consultas, exames e medicações. Conhecer o histórico do paciente é essencial. Traz mais segurança e efetividade no tratamento.”, disse Jarbas.  

Além do secretário, também participaram do evento o coordenador da Atenção Básica, o enfermeiro Dayro Coutinho, a coordenadora de Saúde Bucal, Taise Rolim, o coordenador de programas, James Bezerra, a diretora da UBAS da sede, Letícia Sousa, dentre outros.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS