Connect with us

Campo Grande do PI

Em Campo Grande, Saúde capacita servidores para o acolhimento na prevenção ao suicídio e valorização da vida

Publicado

em

A Prefeitura de Campo Grande do Piauí, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, tem desenvolvido uma diversidade de atividades alusivas à campanha “Setembro Amarelo”, com foco na prevenção ao suicídio e valorização da vida.  

Na noite desta terça-feira, 27, na a ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que promoveu uma palestra com o tema “Se conhecer para acolher”, ministrada pelo médico especialista em psiquiatria, Dr. Talles Carvalho.

O público alvo foram os profissionais da Saúde, Assistência Social, professores e gestores escolares, que foram acolhidos para acolherem nos seus respectivos ambientes de trabalho ou de convívio social e familiar. A ideia da gestão é disseminar, entre os agentes públicos municipais, os conhecimentos necessários para a identificação e acolhimento de pessoas que apresentam sinais de adoecimento mental.

Na palestra, de modo interativo, Dr. Talles explanou sobre atitude mental, sobre o consciente, subconsciente e o inconsciente, sobre a importância de se por em sociedade para ajudar a pessoa amiga, o familiar com sinais depressivos que são iniciados com alguns sintomas bem conhecidos, como a angústia, a tristeza, ansiedade.

“A gente pode barrar o processo da doença propriamente dita. Para isso, é importante estar atento a mudanças de hábitos. São vários os sinais clássicos. Aquela pessoa que gostava de se arrumar e não se arruma mais, ou aquela pessoa que gostava de sair e agora embotou-se, ou mesmo a perda de peso, sonolência excessiva e irritabilidade. Todos esses são sinais.”, disse.

 O psiquiatra reforçou a importância da campanha Setembro Amarelo e a iniciativa do município em trabalhar os profissionais que diariamente lidam com pessoas. Segundo ele, há questionamentos sobre a campanha, mas, considerando o modo de abordagem, é útil e necessário.

“Se for exposto como foi aqui, com uma planteia participativa, bem organizada, como aconteceu em Campo Grande, é muito útil falar sobre a ideação suicida, a depressão, e o que leva a isso. A temática abordada de forma correta, fica como gatilhos de desarme.”, pontuou Talles.

Publicidade

Após a palestra, o médico psiquiatra conversou com muitos participantes.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS