Connect with us

Campo Grande do PI

Equipe da Educação de Campo Grande do Piauí participa de formação do PNAIC em Teresina

Publicado

em

Uma equipe da educação de Campo Grande do Piauí participou nesta semana, nos dias 21 e 22, na capital Teresina, do II Encontro de Formação do PNAIC, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a  Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A formação, destinada aos formadores locais do Programa Novo Mais Educação (PNME), do 1º ao 3º ano e Educação Infantil, se propôs a analisar os planos de gestão do PNAIC e orientar sobre o acompanhamento pedagógico e avaliação das ações do PNAIC nos 224 municípios piauienses.

Participaram do encontro de formação, representando a educação do município de Campo Grande do Piauí: Rosana Ribeiro, Coordenadora Local do PNAIC; Maria do Carmo, Formadora Local do PNAIC da Educação Infantil; Walquécia Campos; Formadora Local do PNAIC do 1º ao 3º ano e Tássia Oliveira, Formadora Local do PNAIC do Programa Novo Mais Educação (PNME).

A Formadora Local do PNAIC do Programa Novo Mais Educação, Tassia Oliveira, disse que o objetivo do encontro era orientar e capacitar os formadores locais do PNAIC, para que eles possam multiplicar o conhecimento adquiro nos seus municípios, cada uma em sua área de atuação. “Até o final do mês de março estaremos realizando uma formação com todos os monitores, mediadores e facilitadores do município que atuam no Programa Novo Mais Educação, terceira etapa dessa formação continuada”, pontuou Tássia.

Publicidade

A Formadora Local do PNAIC do 1º ao 3º ano, Walquécia Campos, destacou que esses encontros são fundamentais para melhorar a prática de ensino. “Esses encontros proporcionam a troca de experiências, exitosas ou não, pois, nos reunimos com educadores de vários municípios, cada um com sua realidade e experiências. Também tivemos momentos para discutir as práticas pedagógicas e sobre como a gente vem desenvolvendo nosso trabalho. Esses são processos fundamentais para melhorar a nossa prática de ensino dentro de sala de aula”, disse Walquécia.

A Formadora Local do PNAIC da Educação Infantil, Maria do Carmo, disse que adquiriu vários conhecimentos na capacitação e os estará repassando aos professores do município. “O programa do PNAIC veio pra somar e ajudar o professor a trabalhar as habilidades de seus alunos. Durante essa formação tivemos a oportunidade de conhecer a Creche Joel Mendes, que atende do berçário à pré-escola, foi muito interessante e proveitoso a visita aos alunos, onde pude  sair com boas ideias de como trabalhar cada faixa etária, desde a creche à pré-escola”, contou Maria do Carmo.

Fonte: CG Notícias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS