Connect with us

Campo Grande do PI

Moradora mais idosa de Campo Grande do Piauí falece aos 104 anos

Publicado

em

O município de Campo Grande do Piauí perdeu uma cidadã ilustre. Faleceu na madrugada desta segunda-feira (06), a moradora mais idosa do município, Carmina Maria da Conceição, conhecida por mãe Carmina, devido ao grande número de partos que realizou.

Segundo informações, Dona Carmina era cuidada por vizinhos. Um deles foi até a casa dela para verificar como Carmina estava e percebeu que a idosa estava em seus últimos momentos de vida.

Dona Carmina, que era natural do povoado Carnaíba, já estava debilitada. Ela havia perdido totalmente a visão em 2007 e também não andava, após ter sofrido uma queda e fraturado a perna no ano de 1997.

Mãe Carmina, a moradora mais idosa de Campo Grande do Piauí

A idosa residia no bairro João José Ramos, antigo KM 80. Ao longo de sua vida ela teve várias cuidadores e pessoas que a ajudavam. Atualmente a idosa estava sendo cuidada por seus vizinhos Rosário e José Wilson.

A idosa deixa uma neta, duas bisnetas e duas tataranetas. Seu esposo e o único filho que teve também já são falecidos. Ela será sepultada na tarde de hoje, no bairro onde residia

Publicidade

Parteira e rezadeira

Com suas mãos de amor, sua sabedoria popular e experiência de vida, “Mãe Carmina” marcou a história de muitas pessoas. Ela era parteira e rezadeira e com seus dons ajudou a muitos.

Em uma matéria feita com a idosa no ano de 2015, ela relatou que fez mais de 200 partos. Ela lembrou que “realizou seu primeiro parto contra a vontade de seu esposo, pois o mesmo não queria que ela exercesse essa função. Ela respeitou, e após a morte do esposo, deu continuidade aos partos. Segundo a aposentada, foram mais de duzentos”.

 O último trabalho de parto feito por ela foi no ano de 1997, no povoado onde reside, mesmo ano em que ela fraturou a perna, o que a impossibilitou de continuar a exercendo a atividade.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS