Connect with us

Campo Grande do PI

Outubro Rosa intensifica as ações de cuidado com a saúde da mulher em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

No mês de conscientização feminina sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações que podem diminuir o risco de desenvolver essas doenças.

Com esse objetivo, o município realizou a campanha “Outubro Rosa”. O Dia D da campanha aconteceu durante todo o dia de sábado, 22, na UBS Cícero Rodrigues da Luz, na sede, com a realização de um mutirão de atendimentos com profissionais de saúde de várias especialidades.

“Hoje é o Dia D da campanha Outubro Rosa e nós estamos com uma equipe multiprofissional para atender as nossas mulheres. É um trabalho de sensibilização, orientação, prevenção e diagnóstico precoce de doenças que acometem a população feminina, com foco principal nos dos tipos de câncer, de mama e de colo do útero.”, informou o enfermeiro Dairo Coutinho.

O coordenador da campanha explicou como ocorriam os atendimentos. “As mulheres são acolhidas na recepção da unidade, em seguida são direcionadas para a sala de triagem clínica, onde recebem o atendimento por profissionais da enfermagem, e de lá são direcionadas para os consultórios.”

Nos consultórios, três enfermeiras realizavam a coleta do material para o exame citopatológico, o papanicolau, de diagnostico do câncer de colo de útero. Em outro, uma médica realizava avaliação clínica nas mulheres e repassava todas as orientações, solicitações de exames da mama e outros exames complementares necessários, bem como, realizava encaminhamentos para aquelas que necessitarem de acompanhamento.

No mutirão, as mulheres também poderiam atualizar a caderneta de vacinação com todas as vacinas do calendário de imunização do SUS, além de realizar uma consulta nutricional e até mesmo cuidar da beleza.  

Os atendimentos foram realizados durante todo o dia, encerrando no final da tarde com um aulão de zumba e sorteio de brindes para as mulheres.

A odontóloga Taise Rolim, que é coordenadora adjunta de saúde, destacou que o ‘Outubro Rosa’ é uma campanha grande simbolismo. “O Outubro Rosa é uma campanha prevista no calendário nacional da saúde e o nosso município não poderia deixar passar em branco uma ação tão importante para a saúde da mulher. Planejamos, então, fazer o dia D da mulher campo-grandense. Um dia todo de serviços para atender, informar e incentivá-las sobre a importância de cuidar-se e proteger-se.”, disse ela.

Ela destacou, também, que as ações de cuidado com a saúde da mulher são permanentes na Atenção Básica. “É importante salientar que todos esses serviços são ofertados continuamente nas unidades básicas de saúde do município durante todo o ano. Então, aquela mulher que não pode participar do Dia D, ela pode e deve procurar as unidades básicas de saúde em qualquer período do ano para cuidar da sua saúde de forma preventiva.”, disse Taise.

Mais de 30 trabalhadores da saúde de Campo Grande do Piauí participaram do mutirão. A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Zoneide Bezerra, que é enfermeira, fez questão de participar do mutirão de atendimentos do Outubro Rosa.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS