Connect with us

Campo Grande do PI

Prefeitura de Campo Grande do Piauí promove aglomeração e município registra 32 casos de Covid em um dia

Publicado

em

O município de Campo Grande do Piauí começa a sentir os efeitos da nova onda de casos de Covid. Em um único dia, nesta segunda-feira, 24 de janeiro, mais 32 pessoas foram diagnosticadas com a doença causada pelo coronavírus.

Com isso, o município saltou para 54 o número de pessoas com Covid.

Conforme os dados do boletim relacionado a pandemia do coronavírus, 602 pessoas de Campo Grande do Piauí já foram infectadas, das quais, 538 se recuperaram e 11 morreram.

Imagem: Secretaria de Saúde de Campo Grande do Piauí

A divulgação do boletim com o aumento exponencial de casos da doença repercutiu na pequena cidade. A população teme pelo aparecimento de mais casos nos próximos dias, em consequência das recentes aglomerações que ocorreram no município, a exemplo da realização dos jogos do Campeonato Municipal de Futebol Amador, promovido pela Prefeitura Municipal, iniciado ainda no mês de novembro de 2021, e chegou a reta final neste mês de janeiro, atraindo em todas as partidas um grande público.

Somente no último domingo, 23 de janeiro, segundo divulgou a própria organização do Campeonato Municipal, haviam mais de 2.500 pagantes no Estádio Municipal Bezerrão assistindo ao jogo entre Serrano e Juventus, pessoas do próprio município e visitantes de diversas cidades da região. O prefeito Dr. Tico, que é médico, esteve presente no Estádio ao lado do vice, Dr. Elias, e de outras autoridades, mas ambos sempre usando máscara.

Dr. Tico e Dr. Elias Ramos, prefeito e vice-prefeito, respectivamente – Foto: Reprodução

Diferente do prefeito e do vice, uma grande parcela dos presentes não usava máscara de proteção facial, recomendada na prevenção contra a Covid-19. No material de divulgação da partida, a Prefeitura de Campo Grande informou sobre a exigência do uso de máscara e a apresentação do cartão de vacina com pelo menos uma dose.

Imagem: Reprodução Instagram da PMCGPI

Na prática, essa regra não funcionou. Nas portarias de acesso ao interior do Estádio os funcionários não cobraram a apresentação do cartão de vacinação.  Também não houve fiscalização quanto ao uso da máscara no interior do Estádio.

Dias antes da partida, uma internauta usou as redes sociais para alertar sobre o risco aumento dos casos de Covid em razão da aglomeração causada pela realização dos jogos do Campeonato.

Publicidade
Reprodução WhatsApp

Outro lado

Jarbas Garêza, secretário de Saúde de Campo Grande do Piauí, pontuou que o município ainda sofre as graves consequências da pandemia que classificou como “avassaladora” e que tem assolado o povo.

O gestor falou que a transmissão comunitária oportuniza um aumento no número de casos. “Analisando os dados epidemiológicos em nosso município, vemos que as mais diversas pessoas estão sendo infectadas, pessoas que circulam e pessoas que cumprem religiosamente os protocolos e distanciamento social, esse é um efeito da transmissão comunitária.”, disse.

Jarbas destacou que as autoridades em Saúde do município estão trabalhando diuturnamente para propor estratégias efetivas que ajudem no contingenciamento do vírus na cidade. Dentre outras medidas, citou o rastreio ao coronavírus. “Optamos, também, por fazer testagem em massa em todos os funcionários da saúde, bem como estamos oferecendo testes para toda população.”

Em relação aos infectados, o secretário enfatizou que, devido o avanço da vacinação contra a Covid, praticamente todos os casos positivos estão assintomáticos. Acrescentou, ainda, que o aumento de casos de Covid no município não tem relação com as aglomerações. “Os novos casos que surgiram não se deu devido aos últimos dias, uma vez que, como mencionado, estão positivando tanto as pessoas que cumprem os protocolos, quanto as pessoas que circulam, por opção, sem proteção.”, disse.

Quanto a aglomeração no Estádio Municipal onde aconteceram as partidas do Campeonato, Jarbas reafirmou que na portaria estava sendo exigido o cartão de vacinação com pelo menos uma dose aplicada, bem como o uso constante de máscara. “Tais exigências foram amplamente divulgadas.”, disse.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS