Connect with us

Campo Grande do PI

Profissionais da saúde de Campo Grande do Piauí passam por atualização em atendimento de emergência

Publicado

em

Os profissionais que atuam na saúde do município de Campo Grande do Piauí, participaram de um curso de atualização em atendimento de emergência, que teve inicio na manhã da última sexta-feira 24, em parceria com a Secretaria de Educação.

A Secretaria Municipal de Saúde, levou os funcionários da atenção básica para participar da programação da jornada pedagógica que estava ofertando uma palestra sobre primeiros socorros ministrada pelo Enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Picos, Alan Alencar. O horário da tarde foi destinando para atualização apenas para os profissionais da saúde, que envolveu procedimentos mais específicos de urgência e emergência.

A atualização constitui um treinamento teórico e prático com simulações de situações problemas. Os funcionários tiveram vários exemplos de como executar os atendimentos de emergência de primeiros socorros básicos e mais avançados. “Na parte da manhã trabalhamos como proceder em casos de engasgo, queimadura, trauma, fratura, pequenas lesões mais simples onde qualquer pessoa com conhecimento pode ajudar em determinadas situações, na parte da tarde trabalhamos técnicas apenas para os funcionários da saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas que são essenciais no atendimento de urgência” esclareceu Alan.

O Coordenador da Atenção Básica, Dayro Coutinho, falou sobre a atualização em primeiros socorros . “É uma oportunidade de colocar em prática o que a gente já sabe, mas precisamos nos atualizar, onde vamos trazer técnicas mais apuradas de procedimentos mais específicos que são rotineiros nos nossos serviços, embora não tenhamos um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência somos a referencia no atendimento de urgência e emergência, se faz assim necessário essa educação permanente para nossos profissionais, uma vez que o cuidado e conhecimento é mutável, trouxemos essa atualização para que eles se sintam mais preparados para essas demandas” explicou Dayro.

Na oportunidade, a Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Taise Rolim também apresentou durante sua participação o programa Saúde na Escola e a Estratégia PROTEJA, campanha voltada à prevenção e atenção à obesidade infantil. “Esta Campanha oferece atividades físicas para a população, principalmente as crianças de até 10 anos, público alvo da estratégia. Uma das atividades oferecidas pelo município desde o ano passado é o MEXA-SE COM A GENTE com turmas infantil e adulta, onde são oferecidas de forma gratuita aulas de dança, zumba e exercícios funcionais” disse Taise.


Fonte e fotos: Assessoria

Facebook

MAIS ACESSADAS