Connect with us

Campo Grande do PI

Saúde de Campo Grande realiza campanha de doação de sangue e leva grupo de 14 doadores ao hemocentro de Picos

Publicado

em

Com intuito de contribuir para o abastecimento do estoque de bolsas de sangue do Hemocentro de Picos, a Secretaria de Saúde do município de Campo Grande do Piauí iniciou, nesta terça-feira, 13 de setembro, uma campanha de doação de sangue.

O objetivo da campanha é conscientizar a população a se tornarem doadores, e com isso, garantir ao Hemocentro a capacidade para salvar vidas de pacientes que diariamente precisam ser submetidas a tratamentos e intervenções médicas de alta complexidade e necessitam da transfusão de sangue.

Nessa primeira etapa, o município levou um grupo com 14 doadores para a coleta na cidade de Picos.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Campo Grande, Zoneide Bezerra, que é enfermeira do Hemocentro de Picos, foi uma das mobilizadoras. Ela salientou que, como integrante do órgão, vem acompanhado a necessidade de se ter um banco de sangue com um volume maior, tendo em vista os casos de emergência que chegam diariamente.

“Eu senti a necessidade de mobilizar a população de Campo Grande para essa campanha tão importante para a manutenção da vida. A ausência de doadores do município em número significativo me levou a sensibilizar os mesmos para esse ato de amor, começando pelos funcionários que trabalham diariamente com a gente, mostrando a importância da doação, que acima de tudo, é um gesto de amor e solidariedade. Com a doação que tem uma duração entre 8 e 12 minutos, nós estamos possibilitando outra pessoa a sobreviver. Então, é um gesto que salva vidas.”, disse ela.

O secretário de Saúde, Jarbas Garêza, um dos articuladores da campanha, também doou. Ele afirmou que doar sangue é uma das ações mais humanitárias de que se tem notícia.

Em entrevista, após doar, ele buscou sensibilizar mais pessoas. “A doação de sangue é um ato voluntário, seguro e simples que não causa riscos à pessoa que está realizando a doação, mas que ajuda a salvar muitas vidas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.”, pontuou.

Andreia Nunes, coordenadora do Hemocentro Regional de Picos, destacou que essa ação dos municípios em conscientizar e trazer a população para doar sangue é muito importante para o Hemopi, diante das dificuldades enfrentadas pelo órgão para manter o estoque. “Nós temos dificuldade diariamente de ter estoque de sangue, e temos essa necessidade ter o sangue disponível para o doador e para a pessoa que está necessitando de sangue.”, disse.

Como doar sangue

Publicidade

Para ser doador é necessário se deslocar ao Hemocentro portando documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, estar descansado e alimentado no dia da doação, devendo evitar comidas gordurosas três horas antes da doação. O doador também não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Pessoas com febre, gravidez, pós-parto, gripe ou resfriado, amamentação, entre outros, também não podem doar sangue.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS