Connect with us

Campo Grande do PI

Sob forte comoção, Campo Grande do Piauí dá um último adeus ao médico e vice-prefeito Dr. Elias Ramos

Publicado

em

O município de Campo Grande do Piauí se despediu, nesta quarta-feira (9), de um dos seus filhos mais ilustres, o médico e vice-prefeito Elias João Ramos, que faleceu no início da noite de ontem, terça-feira (8), no Hospital São Marcos, em Teresina.

Depois de ser velado sua residência e homenageado em sessão solene pela Câmara Municipal de Jaicós, o corpo de Dr. Elias Ramos foi levado para Campo Grande do Piauí, seu lugar de origem.

O cortejo foi recepcionado por populares e amigos no povoado Serra do Geraldo, e de lá, seguiu até a sede do município. Na entrada da cidade, em frente UBS, um grupo de trabalhadores da saúde, vestidos de branco e com balões, prestaram homenagem e aplaudiram o médico.

Em Campo Grande, onde em Elias exercia o seu segundo mandato como vice-prefeito, a Câmara Municipal também realizou uma sessão solene. Autoridades, familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens e deram um último adeus.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, o vereador irmão Verenilson Manoel, um momento marcado por fortes emoções e muitas lágrimas a partir dos relatos de vivências e as boas atitudes praticadas por Dr. Elias ao longo de sua vida, seja como médico, político, amigo e familiar.

Representando a família, a jornalista Edilene Ramos, fez um logo emocionado pronunciamento e falou sobre seu irmão como pessoa, médico e político.

Ela afirmou que Dr. Elias fez da medicina um sacerdócio e optou por atender as pessoas menos favorecidas, aquelas que tinham menos oportunidades. “Ele tinha prazer em fazer isso, e tanto fez que, na madrugada de sábado, às vésperas de sua morte, fez o seu último atendimento, uma cesárea, dando vida a mais uma criança. Elias como médico, era um trabalhador incansável, que amava e honrava a sua profissão, e que não media esforços para atender a todos que o procurassem.”, disse.  

Sobre sua trajetória política, lembrou que Elias, a exemplo do seu pai, foi eleito prefeito de Jaicós em 1992, e no período em que administrou o município, de 1993 a 1996, lutou junto com seu pai e outros políticos pela emancipação de Campo Grande. “Tudo o que ele pode fazer como prefeito para adequar o então povoado KM 75 para se tornar um município, ele fez, o projeto foi aprovado e Campo Grande foi emancipado.”, disse. Edilene destacou que o amor de seu irmão por Campo Grande fez com que, 20 anos depois, em 2016, ele fosse candidato e eleito vice-prefeito do seu lugar, e quatro anos depois, em 2020, reeleito para um segundo mandato.

Como pessoa, Edilene Ramos destacou a generosidade e o amor ao próximo que seu irmão tinha. “Foi um excelente filho, um grande irmão, pai, esposo, um ser humano inigualável. Elias se doava tanto ao próximo, cuidava tanto dos outros que esqueceu de si. Cuidou muito mais dos outros do que dele próprio. Elias é sinônimo de doação, de generosidade, de bondade.”, afirmou.  

Ao encerrar, Edilene agradeceu ao apoio que toda a família tem recebido dos amigos.

Publicidade

Políticos, amigos, pessoas que foram atendidas e cuidadas por Elias Ramos também ocuparam a tribuna da Câmara para se despedir e prestar homenagens.

Bastante emocionado, o prefeito de Campo Grande do Piauí, Francisco José Bezerra, o Dr. Tico, disse que a história de Dr. Elias se confunde com o povoamento da região, dos povoados KM 75 e KM 80, que à época pertenciam a Jaicós, e afirmou que Campo Grande se despede de uma das pessoas que mais cuidou da população.

“Foi o primeiro médico daqui, e que aqui permaneceu por toda a vida. Nunca abandonou Jaicós e nem Campo Grande e sempre esteve disposto a ajudar o próximo, seja como médico ou político. Assim pautou toda a sua vida. Elias teve a política como uma missão de servir. Foi assim que conheci, servindo a todos sem distinção.”, disse.

 

Para Dr. Tico, diante de tantos feitos, Dr. Elias entra para a história de Campo Grande do Piauí de uma forma que jamais será esquecida. “Perco um colega de profissão, um companheiro de luta, perco um amigo da vida, mas fica em nós um imenso vazio nos corações dos amigos e familiares que você tanto cuidou e prezou.”

Após a sessão solene, o corpo seguiu em cortejo até o povoado KM 80, comunidade de origem da família. Lá, na casa principal da família Ramos, o corpo foi velado ao longo da tarde. Por volta das 17h foi celebrada a missa de corpo presente e depois aconteceu o sepultamento na capela da família ao lado da casa, onde também foram sepultados seus pais, João José Ramos e Josefa Josina Ramos, dona Sinhazinha.

Dr. Elias Ramos

Elias João Ramos era um dos seis filhos de João Ramos e Sinhazinha. Ele parte aos 65 anos, de forma repentina, deixando os irmãos Frota, Agnela, Edilene, Maria e Zé Enildo, dois filhos, Késia Vitória e Lucas Ramos, a esposa Adenilde Sousa.

Sua morte causou grande comoção em toda a região de Picos, e até mesmo em outros estados, como o Ceará, onde ele atuou por 15 anos como médico na cidade de Parambu, mas, principalmente, nos municípios de Jaicós e Campo Grande do Piauí, onde, além de ter atuado como médico, exerceu cargos eletivos, prestando relevantes serviços à sociedade.

Mais fotos

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS