Connect with us

MUNICÍPIOS

Caridade do Piauí enfrenta problemas com médicas cubanas

Publicado

em

O município de Caridade do Piauí, a 432 km de Teresina, tem sofrido com alguns dos profissionais cubanos do Programa “Mais Médicos” do Governo Federal. Desde quando iniciou o programa, a cidade foi uma dos primeiras a aderir, pensando em sanar as ausências médicas nas Unidades de Saúde, mas, infelizmente, os profissionais designados para trabalhar na região não atenderam às expectativas desejadas pela população. Uma decepção. A postura dos médicos cubanos desapontou os pacientes, devido a antipatia e pouca vontade de trabalhar desses profissionais que atrapalha o desenvolvimento da saúde pública local.

 o Secretário Municipal de Saúde informou que “entre muitos atos de quem não quer trabalhar estão: a falta de cumprimento com a saúde municipal; faltas constantes ao seus postos de trabalho; não assinam folha de ponto, para não se comprometerem com horários e dias de trabalhos; falta de compromisso com a função que exerce; faltas sem avisar a gestão municipal e a equipe de trabalho, que muitas vezes estão com pacientes agendados, deixando os mesmo revoltados, criando assim métodos de saúde inadequado e ineficiente para os padrões atuais. Outra hora queria mudar os horários de funcionamento das unidades de saúde para horários corridos sem a nossa concordância”, declara.

“Paciente agendados na zuna rural, muitas vezes são deixados de ser atendidos, pois o enfermeiro marca o dia do atendimento e simplesmente a médica desiste de ir e não avisa, deixando todos constrangidos juntamente com a população que ali esperava pela médica”, afirma o secretário.

Segundo informações, nesta última semana, o município passou a semana inteira sem médico da equipe da saúde da família, pois as médicas não compareceram, sendo que uma delas deixou um atestado de sete dias da médica que trabalha na zona rural, só que a outra profissional médica que atende na sede também não compareceu ao seu posto de trabalho mesmo gozando de boa saúde e tão pouco deu satisfação a gestão ou a equipe de saúde a qual ela é vinculada, mostrando mais uma vez o descompromisso com a saúde do município.

PREFEITO LAMENTA O CASO
Palavras do Prefeito Municipal Jose Lopes Filho: “Lamento e me indigno com as atitudes mostradas por estes profissionais. E para não fugir do costume e nem da rotina delas, segunda, 14 de julho, dia de maior fluxo de pessoas nas unidades de saúde, me deparo com mais uma situação vexatória, pois juntamente com os pacientes estava eu na unidade de saúde, onde nenhuma profissional apareceu para atender os pacientes e mais uma vez não avisaram”, declara.

Publicidade

A gestão não entende o porquê das atitudes dessas profissionais, já que desde o início todas as exigências do programa e das médicas foram atendidas. E desde o início as profissionais médicas não seguiam e não aceitavam as instruções da equipe de saúde. Só faziam o que queriam e quando queriam.

Ainda sobre as médicas, o prefeito continua: “E nesse presente momento elas simplesmente desapareceram mais uma sem avisar a equipe. Não sabemos se elas foram embora ou simplesmente não vão trabalhar. Já foram enviados vários relatórios para ministério informando a conduta das profissionais mais não obtivemos resposta.”

O município que está no Programa “Mais Médicos”, ficou muitos dias sem médicos, deixando-o muito pior do que quando não estava no programa. Em contato com a Sra. Caroline Amaral, coordenadora do “Mais Médicos do Piauí”, a mesma informou que“tomamos conhecimento do caso e repassamos para o Ministério da Saúde, somente depois da resposta deles é que poderemos tomar as providências cabíveis e remanejar as médicas para outro município. Pedimos que possam aguardar.”

Prefeito: 'nesse presente momento elas simplesmente desapareceram mais uma sem avisar'

Fonte: 180graus

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS