Connect with us

Caridade do Piauí

Agricultores comemoram safra recorde de milho no interior de Caridade do Piauí

Publicado

em

Um grupo de agricultores da cidade de Caridade do Piauí, está comemorando um importante resultado alcançado. Em uma plantação em 29 tarefas de terra, agricultores conseguiram a colheita de 246 sacos de milho, batendo recorde na produção.

A boa notícia é fruto lá do Sítio Barreiras, propriedade situada a 8 km da cidade de Caridade do Piauí. Lá, um grupo de amigos agricultures, formado pelo dono da terra, Eusébio João Damasceno, seu filho Samuel e a esposa, Deuselania, os cinco irmãos Fabrícia, Israel, Isaías, Francivelton, José Nilson e Jorge e o tio, Geraldo, foi o responsável pela plantação.

Os agricultores plantaram nos dias 15 e 17 de Janeiro, e no último dia 25 de junho, se surpreenderam com o resultado da colheita, que foi consideravelmente superior ao do ano anterior.

Fabrícia Silva, agricultora, e pós graduanda em Agronomia, disse que se emocionou com o resultado. “Primeiramente agradeço Deus por tudo que ele faz em nossas vidas, dele vem o melhor. Acredito que o que aconteceu serve de incentivo para outros agricultores da nossa região. Sou filha de pais agricultures e tenho orgulho por isso, aprender com meus pais e irmãos, que é minha base. Presenciei algo que me surpreendeu. Até me emocionei ao olhar e saber que a mim, que sou mulher, foi me dada mais esta oportunidade e em nome dos demais agricultures é só gratidão a Deus Criador e ao dono das Terras das Barreiras Eusébio”.

Para a jovem, o resultado foi ainda mais surpreendente, diante de um período chuvoso insatisfatório. “Alcançar esse número positivo de sacos de milhos foi gratificante e de muita importância para todos nós, mesmo, porque não tivemos um bom inverno, mas essa foi uma das maiores safras. A gente não é um grupo formado, o Eusébio nos deu a oportunidade de plantar nas terras dele e agarramos a oportunidade que nos foi concedida. Afirmo que foi sem igual alcançar esse resultado, Deus honrou nossas lutas. Na última safra obtivemos um número bem menor, mas esse ano em 29 tarefas conseguimos uma quantidade de 246 sacos de milho”.

Fabrícia também disse que desafios foram enfrentados. “É importante lembrar que no início quando contratamos os dois tratores para arar as terras um deles atolou e infelizmente não conseguiu arar a terra, mas as coisas de Deus são bem feitas que até eu e dois irmãos chegamos a comentar. Aquele não era o momento de arar terra para plantarmos, pois alguns agricultures que conseguiram plantar no momento das primeiras chuvas alguns perderam suas plantações, e por causa do acontecido a gente demorou uns 10 a 15 dias para levarmos outro trator até a roça, plantamos no tempo certo e a terra é fértil, terra boa. Para tudo debaixo do céu tem seu tempo”.

A agricultora falou que para quem nasceu na roça, resultados como esse trazem muita alegria. “E para mim que sou Estudante de Pós- graduação em Agronomia e represento a força feminina o coração se enche de alegria em acompanhar esse processo junto com os demais agricultures, me emocionei ao ver a quantidade de milho que consegui este ano e fiquei muito feliz pelos demais. Só quem é da roça, quem nasceu no interior entendi, agricultora raiz. E deixo aqui uma frase, que serve de incentivo a outros agricultores: “Persistir é preciso mesmo que venha as dificuldades e colocar Deus a frente vale a pena, e assim sabemos que ele lá de cima cuida de tudo, faça a sua parte e Deus fará a dele e verás o resultado”.

Ela finalizou agradecendo. “Agradecemos de coração a Deus, ao Senhor Eusébio, ao demais trabalhadores que também contribuíram, e ao nosso prefeito Toninho de Caridade por disponibilizar o transporte para que os sacos de milho chegassem até a casa dos agricultores. O sentimento é de gratidão!”.


Facebook

MAIS ACESSADAS