Connect with us

Caridade do Piauí

Câmara aprova Projetos que criam o Dia do Vaqueiro e a Semana Cultural de Caridade do Piauí

Publicado

em

A cultura ganhou posição de destaque durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Caridade do Piauí realizada nesta terça-feira, 09 de maio.

O plenário apreciou dois Projetos de Lei de autoria do vereador Ivanildo José Xavier, presidente da mesa diretora da Casa, que instituí e incluí no Calendário de Eventos e Festas do Município o Dia do Vaqueiro e a Semana Cultural de Caridade do Piauí.

Ambos os Projetos, com foco no resgate e valorização da cultura popular, foram aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão.

Conforme o texto, o Dia do Vaqueiro será comemorado anualmente no dia 17 de junho, com atividades religiosas, programação cultural e cavalgada.

O objetivo, segundo o autor, é homenagear o vaqueiro, especialmente, de Caridade do Piauí, figura representativa da cultura brasileira e do sertão nordestino.

O segundo Projeto cria a Semana Cultural do Município de Caridade do Piauí, a ser realizada, anualmente, no mês de junho, no período de 13 a 22, quando se celebra os festejos do padroeiro do município, o Sagrado Coração de Jesus.

Publicidade

Dentre os objetivos, promover atividades de divulgação dos expoentes culturais da cidade, realizar ações culturais, incentivar o fomento da cultura local e articular as entidades vinculadas aos setores da cultura para o desenvolvimento e consecução dos demais objetivos.

“Muitos expoentes da cultural local ainda são desconhecidos da sociedade caridadense, e este Projeto propõe ações que irão contribuir para dar mais visibilidade aos seus artistas e contribuir, também, com a preservação da história e da cultura da cidade.”, justificou o vereador Ivanildo.  

Visita

Ainda na tarde desta terça-feira (9), o presidente da Câmara Municipal, Ivanildo Xavier, fez uma visita à Unidade Escolar Maria Juscelina de Albuquerque e Silva, da Rede Pública Estadual de Ensino.

Lá, o parlamentar participou de uma roda de conversa com a equipe de gestão da escola, o diretor Rufino Almondes; a coordenadora Pedagógica, Luzilda Rodrigues; a secretária Gardênia Araújo Secretária; e a técnica financeira, Luzanilda Rodrigues.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS