Connect with us

Caridade do Piauí

CARIDADE | Desfile Cívico marca as comemorações aos 200 anos da independência do Brasil

Publicado

em

Um desfile cívico marcou as comemorações aos 200 anos da Independência do Brasil em Caridade do Piauí. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 7 de setembro, uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar esse que é um dos principais acontecimentos da nossa história.

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o desfile comemorativo é uma tradição no município. Nos últimos dois anos, o evento teve que ser cancelado em virtude da pandemia.

Veja fotos do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Este ano, o seu retorno, contou com a participação de centenas de pessoas, dentre autoridades municipais, alunos das escolas das Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino e bandas marciais que percorreram algumas das principais ruas do Centro, encerrando com aparada cívica na Praça João Ângelo, em frente à igreja matriz.

Além do tema central – “Caridade do Piauí, valorização da Pátria através do amor aos seus filhos” – outros subtemas foram abordados pelos pelotões. A Escola Municipal Bom Jesus apresentou a evolução histórica e cultural do município de Caridade do Piauí através da linha do tempo, demonstrando a evolução da saúde, do meio ambiente, da educação, do esporte e da política.

A Escola Manoel Barbosa, situada no povoado Ingazeira, deu ênfase a própria comunidade, apresentando a exaltação da fé, produção de tomates, referências de futebol, desenvolvimento do povoado e o amor à família.

Publicidade

A Creche Municipal Constâncio Bento apresentou as cores da bandeira de Caridade, o mundo encantado da leitura e os campeões da Copa 11 de Futebol Regional 2022.

Já Escola Maria Juscelina de Albuquerque e Silva deu destaque aos professores que fizeram e fazem história. Um dos pelotões prestou homenagem póstuma a educadores já falecidos, dentre estes, o professor Edivaldo, e aos alunos Islaiane e Kevyle.

Também participaram o desfile a Creche São Francisco, a Creche Tio Alexandre, a Escola Inácio Gama, a Escola Antônio dos Santos e a Escola São José, além da Banda Mestre Zezinho, Banda Marcial de Padre Marcos, Banda Marcial José Antônio Lopes e a Banda CERU, de Araripina.

A beleza do desfile cívico e as apresentações encantaram o grande público presente na praça. O ato de homenagem à Pátria encerrou com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

De acordo com Aldo César, secretário de Educação, o desfile cívico é resultado da união de esforços da gestão e toda a comunidade escolar, dentre professores, alunos e pais.

Dentre os objetivos, promover a socialização entre os alunos, tendo em vista o distanciamento entre alunos, escola e família no período da pandemia. “Também foi um momento para contarmos a história do nosso município, podendo mostrar o nosso potencial nas diversas áreas de desenvolvimento, como a agricultura, pecuária, saúde, educação, economia, política e o nosso forte hoje, que é o esporte, que está presente em todas as comunidades.”, disse. Aldo destacou, ainda, o despertar para o sentimento patriótico e a formação do cidadão com consciência.

Em entrevista, o prefeito Toninho de Caridade enfatizou que a sua gestão tem comemorado as datas importantes do calendário, e o Dia da Independência se destaca dentre outros.

“Hoje é uma data muito especial para o Brasil e para o nosso município. O 7 de setembro faz parte da história do Brasil, mas também das nossas vidas, desde a nossa infância. E nós, sabendo da importância de preservar e manter viva essa história, depois de dois anos, estamos retomando com o desfile cívico para enaltecer a data da independência do Brasil, e aqui, em especial, resgatando, também, a memória cultural do nosso município.”, disse.

Também estiveram presentes o prefeito Antoniel Silva (Toninho), o vice-prefeito Miguel Silva (Nalvim), o presidente da Câmara Municipal, Janael Francisco do Nascimento (Xula) e os demais vereadores e secretários municipais.


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS