Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí comemora 24 anos de emancipação com competições esportivas, inaugurações e festas

Publicado

em

Caridade do Piauí completou 24 anos de emancipado no último domingo, dia 26 de janeiro. A mais importante do calendário municipal foi amplamente comemorada pela população. Uma vasta e diversificada programação foi preparada pelo Governo Municipal.

A programação foi aberta na manhã do sábado, 25, com a realização de diversas atividades esportivas com maratona masculina, feminina e infantil, e uma prova de ciclismo local.

Clique aqui e veja fotos das maratonas e do ciclismo local!

Ainda pela manhã, durante as provas, a Secretaria Municipal de Educação realizou a cerimônia de premiação aos destaques estudantis do ano, uma estratégia de reconhecimento, valorização e incentivo aos alunos.

Ainda no sábado, à noite, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 24 anos do município. A celebração foi presidida pelo padre Ferdiran Mendes e contou com as presenças de autoridades locais e da comunidade em geral.

Publicidade

Clique aqui e veja fotos da Missa e festa com artistas locais!

Finalizando o primeiro dia de comemorações, aconteceram shows com atrações artísticas locais e regionais, como Mulek da Pisada, Fábio Forrozeiro e Kell Sousa.

No domingo, 26, logo ao amanhecer, a alvorada festiva com a Banda Marcial Mestre José Antônio Lopes anunciou o dia do aniversário de Caridade do Piauí. Na Praça da Matriz, em frente à sede do Poder Executivo Municipal, o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, o presidente da Câmara, Vilmar da Silva Nonato, Mazinho, e o comandante do GPM de Caridade, cabo Ribeiro, realizaram o hasteamento das bandeiras.

Em seguida foi servido o café da manhã comunitário e realizada a segunda edição do Bike Test 2020, prova de ciclismo na modalidade mountain bike. A competição reuniu ciclistas de diversas cidades dos Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, que disputaram várias categorias Elite, Master A e B, Feminino e Turismo. A largada e a chegada aconteceram na Praça da Matriz. Os dois momentos foram prestigiados por um grande número de pessoas.

Os percursos variaram de acordo com as categorias, entre 40 e 60 quilômetros de extensão, passando por diversas comunidades rurais do município, com leves subidas, estradão, trilhas e muita água.

Publicidade

Lorena Oliveira, competidora da cidade de Jaicós, venceu na categoria Feminino. “Foi uma prova tranquila, muito estradão, poucas subidas, algo parecido com os treinos que a gente faz. No quilômetro vinte eu percebi que a minha adversária cansou e eu aproveitei pra abrir vantagem e depois só administrei o primeiro lugar. […] Estou feliz por mais essa vitória. É resultado de muito treino”, disse, elogiando a iniciativa da gestão em apoiar o ciclismo, inclusive, na modalidade feminina. “Esse também é um esporte feminino. As mulheres também gostam do desafio, do sofrimento do ciclismo”, pontuou.

Clique aqui e confira as fotos do II Bike Test 2020 de Caridade do Piauí!

A cerimônia de premiação aconteceu logo após a prova. Como forma de apoio e incentivo à modalidade esportiva, a Prefeitura Municipal distribuiu R$ 5 mil de premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas.

A programação seguiu à noite com a entrega de obras à comunidade. Além do prefeito Toninho, do vice-prefeito Miguel de Sousa, o Nalvin, e outras autoridades e lideranças políticas locais, o evento contou, também, com a participação do senador Ciro Nogueira, dos deputados federais Júlio César e Iracema Portella, dos estaduais Georgiano Neto e Severo Eulálio, além de prefeitos de onze cidades do Piauí.

Na comunidade Jorge, com o objetivo de descentralizar os serviços de saúde na zona rural do município, o prefeito Toninho e a primeira-dama e secretária de Saúde, Tatiana Danuse, inauguraram a Unidade Básica de Saúde Agnaldo Daniel Gomes. Na construção do novo centro de saúde foram investidos mais de 408 mil reais, e na equipagem, 150 mil reais, recursos que foram destinados pelo deputado Júlio César.

Na sede, foi reinaugurada a sede do Conselho Tutelar, que totalmente reformado. A obra foi realizada com recursos próprios com o objetivo de fortalecer o Conselho e implementar os serviços de defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente. Na gestão do prefeito Toninho, o Conselho já havia recebido um kit com carro e equipamentos.

Publicidade

“Para a gente é gratificante estar comemorando os 24 anos de emancipação política do nosso município ao lado da população, da nossa equipe de governo e das nossas lideranças políticas, como o senador Ciro, os deputados Júlio e Georgiano, que muito contribuíram para esse avanço que o município teve nesses três anos. Graças ao nosso empenho e ao apoio desses líderes, conseguimos fazer uma gestão de resultados. Só em pavimentação, nesses três anos, construímos mais de 60 mil metros quadrados”, disse Toninho.

O gestor parabenizou ao município, ao povo de Caridade, e reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do município e o bem estar da população. “Nosso trabalho continua. Além de tudo o que já realizamos na cidade e no interior, temos muitas outros projetos e obras em andamento que iremos entregar para o bem estar da população. Nós assumimos o compromisso de cuidar bem dessa terra e temos feito”, afirmou.

Após as inaugurações, na praça da Matriz aconteceu mais um evento celebrativo ao 24º aniversário de Caridade. Na oportunidade, após a execução do hino pela Banda Marcial, foi exibido um vídeo documentário de prestação de contas das ações da gestão, que revelou o progresso do município ao longo de três anos da gestão do prefeito Toninho. Em seguida foi cantado os parabéns e realizado o corte do bolo.

Mais tarde, no palco cultural, aconteceram os shows  com várias atrações artísticas, como Forró dos Plays, João Veloso, Gil Mendes e Felipão. A festa seguiu até o amanhecer da segunda-feira, 27, e reuniu um grande público.

Além da população local, visitantes, autoridades como senador e deputados, também prestigiaram a festa os prefeitos Edilson Brito (de Vila Nova), Zé Ulisses (de Simões), Didiu Melo (de Paulistana), Nonato Alencar (de Francisco Macedo), Valkir Nunes (de Francisco Ayres), Adalberto Filho (de Santo Antônio dos Milagres), Ricardo Sales (Muridi dos Portelas), Ademar Carvalho (de Belém), Chico Pitu (de Marcolândia) e Molão (de Acauã).

Publicidade

Clique aqui e veja fotos das inaugurações, corte do bolo, recepção e da festa!

 

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS