Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí promove passeio ciclístico pela valorização da vida

Publicado

em

O esporte é uma ferramenta que ajuda a aliviar o estresse e a equilibrar as emoções. E uma das melhores atividades é o ciclismo. Estudos apontam que, ao pedalar, o corpo libera endorfina, um dos hormônios relacionados ao bem-estar. Eles melhoram o humor, diminuem o estresse e a ansiedade.

Pensando nisso, no mês dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde física e mental, a Prefeitura de Caridade do Piauí promoveu um passeio ciclístico pelas ruas da cidade como parte da programação da campanha ‘Setembro Amarelo’, organizado pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social.

A ação, da campanha “Agir Salva Vidas!”, incentiva o ciclismo para o bem-estar físico e psicológico da população, a partir da prática de bons hábitos de saúde, que proporcionam mais qualidade de vida à população.

O ponto de encontro foi a Unidade Básica de Saúde Joaquina Juscelina. De lá, os ciclistas partiram em cicleata e percorreram as principais ruas da cidade, finalizando na praça da igreja.

Durante o percurso, algumas pessoas conduziam faixas em alusão à campanha. Um carro com som automotivo também acompanhou o percurso veiculando músicas e mensagens sobre a campanha Setembro Amarelo.

O ciclista Iram Oliveira elogiou a iniciativa da gestão em pensar no ciclismo como um aliado no cuidado com a saúde física e psicológica. “Uma iniciativa importante. Nós ficamos surpreso pela quantidade de pessoas que participou. Também pela mensagem que é transmitida em relação a valorização da vida”, disse.

O desportista acredita no esporte para a melhoria da qualidade de vida. “Nós temos uma esperança muito grande com relação ao ciclismo, que tem contribuído bastante no Brasil e no mundo todo. Muitos jovens tem saído do mundo das drogas e aderido ao esporte, ao ciclismo, e isso tem trazido muita esperança pra muita gente”, pontuou.

Beatriz Silva, psicóloga do município, que atua na Secretaria de Saúde, falou sobre a campanha. O objetivo da cicleata, segundo ela, foi a sensibilização da população para esse grande problema de saúde pública, que é o suicídio. “A saúde mental não depende apenas de um atendimento psicológico, médico, mas, de pequenas ações como esta”, disse.

A psicóloga acrescentou que a campanha vai além da mobilização, da sensibilização. “É preciso, também, cuidar. Então, nós estramos realizando plantão psicológico na sede e em pontos estratégicos na zona rural, e a partir daí, é realizado o encaminhamento para a rede, para CAPS, hospital, caso seja necessário. Estamos intensificando esse cuidado”, informou.

Além do passeio ciclístico, também foram realizadas outras atividades, como panfletagem e afixação de cartazes pela cidade. Em Caridade, a campanha segue até sexta-feira, 1º de outubro.

Publicidade

Mais fotos :

Facebook

MAIS ACESSADAS