Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí realiza Plenária Municipal e propõe melhorias para a saúde

Publicado

em

Profissionais de saúde de Caridade do Piauí, usuários, autoridades e representantes da sociedade civil, se reuniram para participar da Plenária Municipal de Saúde e discutir a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), além de debater e propor melhorias para a saúde em âmbito municipal.

O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu nesta quinta-feira, 30 de março, no Mercado Público Municipal Aristeu Nelson Rodrigues.

A plenária, que corresponde a 17ª Conferência Nacional de Saúde, debateu a temática: “Garantir Direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia”.

Na abertura, autoridades presentes se pronunciaram. O secretário de Finanças, Wellington Santos, disse que a gestão tem buscado fazer o melhor para garantir uma saúde de qualidade. “Inicio as minhas palavras falando da importância e da prioridade que tem a saúde na gestão do nosso prefeito Toninho. É nítido que a saúde nessa gestão teve um avanço muito grande na estrutura, organização, e sempre será uma prioridade. Temos feito o possível e até o impossível para conseguir atender as demandas da população na saúde. A gestão tem feito isso de forma exemplar, com muita dedicação. Temos as dificuldades, mas também boa vontade de servir, atender a nossa população e oferecer a melhor condição de trabalho aos profissionais.

A vereadora Maria da Silva, a Bilú, que representou o presidente da Câmara, Ivanildo Xavier, destacou a importância da plenária. “Hoje aqui nessa plenária, discutir sobre o SUS é de suma importância. Sabemos que é um sistema essencial, então precisamos aprimorar mais, buscar mais recursos para melhorar a assistência a nossa população. Dizer que é de grande importância a participação da população. Que possamos elaborar propostas em favor do nosso município e do nosso povo”.

Leandro Paiva, secretário de Governo, disse que Caridade é referência na saúde. “Agradecer pela oportunidade de estarmos aqui em mais uma plenária. Caridade é um município de coeficiente 0.6, muito pouco recurso para muita gente. E a gente vê quão grande é o esforço do nosso gestor, em busca de melhorias para o nosso município. Recentemente teve uma enquete com os municípios e nosso prefeito Toninho foi o vencedor, isso porque fomos destaque na saúde. Então, todos vocês estão de parabéns, o secretário Mazim, o prefeito. E hoje, que vocês possam avaliar o que pode ser melhorado, para que a saúde do nosso município avance ainda mais”.

Logo após, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno da plenária, seguido da palestra magna, que foi ministrada pelo Nutricionista Severiano Gomes, que abordou o tema central da plenária.

Em entrevista, o palestrante destacou a importância da plenária. “Representa um marco, porque a partir do momento que o Conselho Municipal de Saúde lança uma conferência e a gestão abraça, mostra a responsabilidade que a gestão tem pela saúde pública. A partir daqui vamos discutir a saúde do município, ampliar os horizontes pra essa saúde e vamos estar melhorando de uma forma ímpar, com a participação coletiva de todos, a saúde municipal”.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para discutir os quatro eixos da plenária: O Brasil que temos e do Brasil que queremos (na área da saúde); O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Os grupos elaboraram propostas que foram apresentadas e aprovadas na plenária final. Também foram eleitos os delegados que representarão o munícipio de Caridade na etapa macrorregional da IX Conferencia Estadual de Saúde, sendo eles: Erica Tamires de Carvalho Silva, Claudinéia Carvalho Santos, Maria da Silva e Maria do Socorro Alves de Souza Silva.

Além dos já citados, estiveram presentes os secretários Edimar Silva (de Saúde) e Jaciel Silva (de Cultura), Presidente do Conselho de Saúde, Josiel José, Jaislane Macedo, diretora da UBS, Ceilla Karina, coordenadora de APS, o médico Dr. Enio Lima, pastor Lázaro Antônio, da igreja Assembleia de Deus e o pároco, padre Ferdiran Fontes.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS