Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí se destaca em novo ranking do Previne Brasil; 11º no Piauí

Publicado

em

O Ministério da Saúde divulgou um novo relatório de Indicadores de Desempenho dos municípios brasileiros no Programa Previne Brasil. Os dados são referentes ao segundo quadrimestre de 2022.

O município de Caridade do Piauí voltou a se destacar quanto aos indicadores que avaliam o desempenho e a qualidade dos serviços de saúde que são oferecidos à população.

Num ranking estadual formado pelos 224 municípios de Piauí, Caridade aparece em 11º lugar. Já no ranking nacional, em meio aos 5.570 municípios brasileiros, Caridade ficou na 206ª posição. Conforme os números apresentados pelo Ministério da Saúde, Caridade do Piauí teve desempenho de 97,50% no Indicador Sintético Final.

A atuação é medida a partir de um índice que soma sete indicadores. Entre eles, consultas de pré-natal, número de gestantes que fizeram exames de sífilis e HIV, atendimentos odontológicos, proporção de mulheres com coleta de citopatológicos, número de crianças de um ano de idade vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Influenza tipo B e poliomielite, cobertura vacinal e cuidados com doentes crônicos. Em dois desses sete indicadores avaliados, Caridade do Piauí chegou a atingir 100%.

Os dados recentes apontam o avanço do município em relação aos serviços da Atenção Primária à Saúde. No último quadrimestre de 2021, Caridade apareceu em 101º lugar. Na avaliação seguinte, realizada no primeiro quadrimestre de 2022, o município subiu 62 posições e ficou em 39º lugar, e agora já aparece em 11º.

Previne Brasil

Publicidade

Criado em 2019, programa Previne Brasil pretende ampliar o acesso aos serviços primários, a porta de entrada do SUS, e aproximar a comunidade das equipes de Estratégia de Saúde da Família. Isso significa que, quanto mais a população é acompanhada nas UBSs, melhores são as estatísticas de atendimento e o município receberá mais recursos para a melhoria dos serviços da rede.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS