Caridade do Piauí

Em Caridade do Piauí, Festa do Vaqueiro celebra a cultura sertaneja com cavalgada, missa, shows e R$ 9 mil em prêmios

Publicado

em

A Prefeitura de Caridade do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu, neste sábado, 29, a II Festa do Vaqueiro. 

Dentre os objetivos, celebrar e manter vivas as tradições e a cultura dos vaqueiros e do homem do campo, que são figuras importantes na história e no desenvolvimento rural do Brasil, sobretudo, da região Nordeste, e proporcionar um momento de confraternização e entretenimento e para a comunidade. 

Clique aqui e veja todas as fotos!

O evento reuniu cerca de 300 vaqueiros de Caridade e visitantes de vários municípios da região, como Curral Novo, Simões, Padre Marcos, Massapê, Patos, Jacobina, Belém do Piauí e Paulistana.

A programação teve início no Sítio Jequi, onde aconteceu a concentração, foi servido o almoço e distribuídas camisetas e copos personalizados para os vaqueiros.  

De lá partiu a grande cavalgada em direção a cidade, animada pelos repentistas e aboiadores 

Publicidade

Marlon Torres e Rafael Neto, além do cantor Tales Bezerra. O prefeito Toninho de Caridade participou montado ao lado da primeira-dama Samires Silva.  

Na cidade, em um gesto de agradecimento a Deus por toda proteção e bençãos dadas aos vaqueiros, aconteceu a celebração da missa do vaqueiro, presidida pelo padre Ismael Holanda, da Paróquia São Francisco de Assis, em Acauã.

Após a missa, foi realizado o  sorteio de centenas de brindes entre os vaqueiros. Ao todo, foram cerca de 9 mil reais em brindes.

João Cícero do Nascimento, conhecido por João Miúdo, de 90 anos, foi premiado por ser o vaqueiro com mais idade presente na Cavalgada.  Em entrevista, ele falou da satisfação em poder participar de mais uma festa do vaqueiro. 

“É uma alegria muito grande quando eu vou pra uma cavalgada dessas, porque eu já tenho costume de caminhar pra longe. Aqui é o segundo ano que eu ganho o prêmio como o vaqueiro mais velho. A gente fica feliz com esse reconhecimento.”, disse. 

Um dos momentos mais esperados da II Festa do Caqueiro de Caridade do Piauí foram os shows em praça pública. Quatro atrações de apresentaram no palco cultural, os cantores Amado Edilson, Xenhenhem, Tales Bezerra e Fábio Forrozeiro. 

Publicidade

Em seu pronunciamento, o prefeito Toninho de Caridade anunciou a realização da I Feira Agropecuária, prevista para o mês de setembro, com o objetivo de fomentar ainda mais o setor produtivo, sobretudo as cadeias de ovinos e caprinos.  

Em entrevista, o gestor salientou a importância de manter viva a cultura do vaqueiro e valorizar o homem do campo. 

“A nossa Festa do Vaqueiro surgiu com a ideia de valorizar o vaqueiro e todos os homens do campo que criam, que produzem e mantém viva essa cultura. Mas, também, pra resgatar e valorizar as nossas origens, pois as nossas descendências são do homem do campo, da vida sertaneja. Então, a gente tem que conhecer e honrar o que os nossos antepassados, os nossos avós, bisavós, fizeram por esse lugar. Foi a partir do trabalho deles que se desenvolveu a nossa cidade.”, disse, agradecendo a todos que participaram e trabalharam na organização. 

Para o secretário de Cultura, Jaciel Coelho, que também tem suas origens familiares no campo e na agricultura, a Festa do Vaqueiro foi abraçada pela comunidade e entra para o calendário de eventos do município. 

“É um evento de grande importância que traz movimentação para o município, que valoriza a nossa cultura, homenageia o homem do campo. Um evento que foi criado ano passado com a primeira cavalgada, a primeira festa do vaqueiro, e que agora, na segunda, cresceu muito em participação. Minha palavra é de gratidão por isso. E se Deus quiser, a terceira, no próximo ano, será ainda maior e melhor.”, pontuou. 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile