Connect with us

Caridade do Piauí

IFPI de Paulistana promove formação em Apicultura em Caridade do Piauí

Publicado

em

O Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus de Paulistana, promoveu nos dias 15 e 16 de dezembro, no município de Caridade do Piauí, o curso Formação Inicial e Continuada (FIC) em Apicultura. A ação é resultado da parceria entre o Campus e a Prefeitura Municipal.

Através do curso foram beneficiados apicultores da Associação Quilombola da Comunidade Chapada do Encanto (AQCCE), e da Associação dos Pequenos Produtores de Jardineira (APPJ) que foram os demandantes da atividade.

De acordo com o veterinário Francelino Neiva, professor do IFPI Campus Paulistana, o curso programado de acordo com a demanda da cidade. “O curso foi planejado para atender a demanda local, de acordo com um pré-diagnóstico da situação da apicultura na comunidade. Na capacitação, está sendo trabalhado desde conteúdos de Apicultura básica, à tecnologias modernas e atuais aplicadas a todas as etapas da produção de mel e de outros produtos apícolas” disse.

As aulas teóricas e práticas foram realizadas pelo professor Francelino Neiva, com auxílio de alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Superior em Zootecnia, do IFPI de Paulistana. A programação também contou com a colaboração da professora Juliana Bendini, da Universidade Federal do Piauí, campus Picos, e do Técnico em Agropecuária e Apicultor, Francisco Manuel Irmão, que é egresso do Campus Paulistana e atualmente é técnico da Melcoop.

A disponibilização do curso foi viabilizada após diálogos entre o Diretor Geral do IFPI Campus Paulistana, professor Francisco Washington Soares Gonçalves, e a Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, gestão do prefeito Antoniel, com a assessoria do Secretário municipal de educação, Aldo César e o supervisor de ensino João Bosco.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS