Caridade do Piauí
Prefeitura de Caridade promove feira e estimula o empreendedorismo feminino

Um dia para expor e comercializar produtos e serviços, captar novos clientes, fazer novos contatos, conhecer, se integrar e trocar experiência com outras mulheres empreendedoras.
Assim foi a I Feira de Mulheres Empreendedoras de Caridade do Piauí, realizada no último sábado (2), em praça pública. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Senar-PI, Sala do Empreendedor e do Sebrae-PI.
O objetivo do Governo Municipal é promover para fortalecer o empreendedorismo feminino no município e estimular as mulheres de conquistarem a sua autonomia financeira por meio dos próprios negócios.
O evento teve início pela manhã com a cerimônia de abertura que contou com a participação do prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, da primeira-dama Samires Silva, do vice-prefeito Miguel Sousa, o Nalvim, do presidente da Câmara Municipal, Ivanildo Xavier, demais vereadores, secretários municipais, das mulheres empreendedoras e da população.
A Feira se estendeu durante todo o dia com a exposição e comercialização dos produtos e serviços nos estandes, e a realização de outras atividades como apresentações artísticas e culturais, e o sorteio e distribuição de brindes.
Segundo a primeira-dama Samires, que esteve à frente da organização do evento, ao todo, 44 empreendedoras femininas cadastradas participaram da Feira.
“Elas apresentaram uma variedade de produtos e serviços em segmentos diversos, como culinária, moda e beleza, cosméticos, peças artesanais, além de serviços de manicure e pedicure, maquiagem e massagem, dentre outros.”, listou.
Fabrícia Silva foi uma das mulheres empreendedoras a participar da Feira e expor seus produtos no segmento de moda íntima feminina. Ela entrou iniciou a empreender há três anos. “Era um projeto que iniciou em 2019, apenas no papel, e que, com a graça de Deus, eu consegui realizar, e hoje estou aqui expondo nesta grande feira, que é uma oportunidade para nós mulheres.”
Ela se emocionou ao falar sobre o sonho de empreender, enalteceu a Feira e parabenizou a todas as mulheres que participaram. “Foi um incentivo para nós e acredito que servirá de inspiração para outras mulheres. Deixo até um conselho: mulheres, sempre deem o primeiro passo, pois um sonho realizado é mais belo que um sonho sonhado.”
Rosilda Xavier também participou da Feira e expôs cosméticos. Diante do sucesso do evento, ela parabenizou e agradeceu aos organizadores por ofertarem esse espaço de fortalecimento do empreendedorismo feminino.
“A Feira foi um show. Por ser a primeira, eu não imaginava que fosse tão boa. A palavra é de gratidão pela oportunidade que eu tive de participar, de mostrar e vender meus produtos.”
Ao longo do dia, muitas pessoas visitaram os estandes. À tarde, foi realizado um bingo. As cartelas foram distribuídas nos estandes para os clientes que realizavam compras. Os prêmios foram liquidificador, batedeira elétrica, panela elétrica, ventilador, aparelho de jantar e um valor de 500 reais.

Também foi realizada a certificação e distribuição de brindes para as mulheres que participaram dos cursos de formação realizados na fase preparatória da Feira.
A Feira de Mulheres Empreendedoras de Caridade do Piauí encerrou à noite, celebrando o sucesso da primeira edição com um momento cultural, com shows com Kell Sousa e a cantora Karla Thalyta, em praça pública.
Para Samires, foi um dia de extrema importância para o empreendedorismo feminino. “O empreendedorismo movimenta a economia local, gera trabalho e renda, e hoje nós estamos estimulando esse empreendedorismo através das mulheres.”, disse, parabenizando e enaltecendo a todas as mulheres: “Vocês foram as verdadeiras protagonistas deste evento, a primeira Feira de muitas que virão para valorizar o empreendedorismo feminino e o protagonismo de mulheres como vocês.”
O prefeito Toninho de Caridade, que também é presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), fez uma avaliação positiva do evento, por valorizar a mulher e o seu trabalho, e, também, fomentar o empreendedorismo. “Que a gente possa gerar renda, oxigenar a economia local e, ao mesmo tempo, dar mais oportunidade às pessoas, aqui, para as mulheres, apoiando estas e incentivando outras a terem o seu próprio negócio.”
Toninho defendeu a regularização a inscrição das mulheres como microempreendedoras individuais, com o registro empresarial junto aos órgãos governamentais, algo que, segundo ele, trará vários benefícios e vantagens. “É um passo fundamental para o seu negócio, vai possibilitar o acesso ao crédito no banco para conseguir mais investimento ainda para o seu negócio.”
O gestor destacou a importância das parcerias na realização da Feira. “Queria agradecer aos parceiros deste grande evento, como o SENAR, em nome do deputado federal Júlio César e do superintendente Diego Paz, também ao Sebrae-PI, através do superintendente Júlio César Filho, que deu todo o suporte, toda a estrutura para que essa feira ocorresse.”
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Piauí deve aumentar safra de caju em 30% este ano
-
GERAL2 semanas atrás
Círculo colorido se forma em volta do sol e chama a atenção de piauienses
-
GERAL2 semanas atrás
Em dez anos, produção de ovos cresce cerca de 90% no Piauí
-
DESTAQUES1 semana atrás
Frasco de desodorante explode e causa incêndio em residência no interior de Jaicós
-
GERAL2 semanas atrás
Vídeo mostra alunos com cachaça durante aula em escola no Piauí
-
ENTRETENIMENTO2 semanas atrás
Veja quem curtiu o Festival de Cerveja na AABB de Jaicós