Connect with us

Caridade do Piauí

Prova de mountain bike reúne mais de 180 atletas de cinco Estados em Caridade do Piauí

Publicado

em

Mais de 180 atletas de cinco Estados do Nordeste – Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia – participaram, neste domingo, 03 de outubro, em Caridade do Piauí, cidade situada a 448 km de Teresina, da 3ª edição do Bike Test, competição esportiva na modalidade ciclismo, estilo Mountain Bike XCM, que mescla de trechos de asfalto, de terra e trilhas.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

O Bike Test é promovido pela Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, e organizado pela Equipe CarBike, com o objetivo de integrar ciclistas e incentivar a prática do esporte no município, além de promover lazer e entretenimento à população, como também, movimentar a economia local.

A largada aconteceu pouco depois das 8h, depois de uma volta de apresentação no entorno da praça da igreja, liderada pelo prefeito Toninho e o vice-prefeito Nalvinho.

Publicidade

Os atletas foram divididos em pelotões por categorias, num total de sete, sendo uma feminina e seis masculino – Elite, Master A, Master B, Master C, Junior e Turismo. Os percursos variavam de 45 a 62 quilômetros, de acordo com a categoria, distância que, associado ao sol forte, exigiu muito esforço dos competidores.

Ao longo do percurso, foram montados pontos de apoio e hidratação, com distribuição de água, bem como suporte com ambulância e profissionais de saúde.

Às 10h, os ciclistas da modalidade Junior Masculino foram os primeiros a ultrapassarem a linha de chegada. Edilson Sousa, o Chupetinha, foi o campeão da categoria.

Na Elite Masculina, o cearense Dhiogo Correia, do Crato, conquistou o bicampeonato em uma disputa acirrada com o segundo colocado, Fábio Morais. A equipe de organização teve que verificar as imagens para confirmar a vitória de Dhiogo. No sprint final, quatro competidores disputaram as posições no pódio.

Em entrevista, Dhiogo falou da alegria de poder participar de mais uma prova em Caridade e conquistar o segundo título. “Toda honra e glória ao Senhor Jesus que me proporciona saúde aos 40 anos para poder competir com essa galera jovem que está andando forte. A prova foi bem mista, um pouco de estradão, algumas subidas, além do vento estava castigando bastante. Não tá fácil não. Quem quiser vir correr aqui tem que treinar bastante. O meu agradecimento ao Piauí, especial a Caridade, onde gosto de vir correr, onde o povo é acolhedor e gosta desse esporte”, disse.

Hugo Macedo, de Padre Marcos, ficou em quarto lugar no pódio. Ele chegou na reta final da prova ao lado de outros três atletas, e no sprint final os lugares no pódio foram decididos. Essa foi a primeira prova em que ele disputou pela Elite, categoria onde estão os competidores de alto nível. “Minha primeira vez na Elite, e muito satisfeito com o resultado. Minha primeira prova nessa categoria, e ficar em quarto lugar no pódio é um gás pra seguir nos treinos e evoluindo cada dia mais”, disse.

Lorena Oliveira, de Jaicós, também conquistou seu segundo título em Caridade do Piauí, repetindo o feito da última edição. Ela foi a campeã na categoria feminino e protagonizou uma das cenas mais bonitas da edição, ao passar pela linha de chegada ao lado do namorado, que também estava competindo.

A atleta expressou felicidade pela conquista do bicampeonato e salientou que está colhendo os frutos de muito treino e dedicação ao ciclismo. “Estou colhendo o que plantei. Passei três anos treinando forte, me dedicando muito, e agora minha hora chegou e tenho aproveitado bastante esse bom momento”, disse. Lorena tem subido ao pódio em todas as recentes provas que participou e se destacado no ciclismo feminino no Piauí.

Outro jaicoense que também conquistou espaço no topo do pódio foi o atleta Edson Paiva, que disputou a Bike Test 2021 pela categoria Master B, com percurso de 62 km.

Ao todo, como forma de incentivo e apoio ao ciclismo, a Prefeitura de Caridade do Piauí distribuiu R$ 5.500 de premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas.

“Foi uma prova grandiosa, participativa, de nível elevado, de muito sol forte e superação por parte dos atletas”, afirmou João Henrique, um dos organizadores do evento, em entrevista ao final da prova. A expectativa da organização era de 100 atletas participassem da edição 2021. “Esse é um evento que está tendo grandes dimensões. Nós esperávamos cerca de 100 ciclistas, e tivemos 188. Então, estamos muito felizes pelo sucesso da prova, por estarmos consolidando o nome do município de Caridade como uma das rotas do ciclismo no Nordeste”.

A prova era pra ter acontecido em janeiro, mas, por conta da pandemia, teve que ser adiada duas vezes, o que não comprometeu e nem diminuiu o sucesso do evento.

O prefeito Toninho, que tem tido um olhar especial para a modalidade esportiva e apoiado a realização do grande evento, falou da alegria de poder promover mais uma prova de ciclismo em Caridade.

“Esse é o terceiro ano que nós realizamos o Bike Test e é sempre uma alegria receber os atletas caridadenses, mas também, todos aqueles que vieram de outros estados, de outras cidades para competir e conhecer o nosso município, trilhar pelo interior, conhecer a realidade do semiárido e vislumbrar de paisagens lindas que nosso município tem”, disse, reafirmando o apoio da sua gestão: “Nosso município sempre apostou no esporte, que traz saúde, qualidade de vida. Por isso, vamos continuar dando apoio a eventos esportivos como o ciclismo, o futebol, dentre outros”, finalizou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS