Caridade do Piauí

Prova de mountain bike reúne mais de 180 atletas de cinco Estados em Caridade do Piauí

Publicado

em

Mais de 180 atletas de cinco Estados do Nordeste – Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia – participaram, neste domingo, 03 de outubro, em Caridade do Piauí, cidade situada a 448 km de Teresina, da 3ª edição do Bike Test, competição esportiva na modalidade ciclismo, estilo Mountain Bike XCM, que mescla de trechos de asfalto, de terra e trilhas.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

O Bike Test é promovido pela Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, e organizado pela Equipe CarBike, com o objetivo de integrar ciclistas e incentivar a prática do esporte no município, além de promover lazer e entretenimento à população, como também, movimentar a economia local.

A largada aconteceu pouco depois das 8h, depois de uma volta de apresentação no entorno da praça da igreja, liderada pelo prefeito Toninho e o vice-prefeito Nalvinho.

Publicidade

Os atletas foram divididos em pelotões por categorias, num total de sete, sendo uma feminina e seis masculino – Elite, Master A, Master B, Master C, Junior e Turismo. Os percursos variavam de 45 a 62 quilômetros, de acordo com a categoria, distância que, associado ao sol forte, exigiu muito esforço dos competidores.

Ao longo do percurso, foram montados pontos de apoio e hidratação, com distribuição de água, bem como suporte com ambulância e profissionais de saúde.

Às 10h, os ciclistas da modalidade Junior Masculino foram os primeiros a ultrapassarem a linha de chegada. Edilson Sousa, o Chupetinha, foi o campeão da categoria.

Na Elite Masculina, o cearense Dhiogo Correia, do Crato, conquistou o bicampeonato em uma disputa acirrada com o segundo colocado, Fábio Morais. A equipe de organização teve que verificar as imagens para confirmar a vitória de Dhiogo. No sprint final, quatro competidores disputaram as posições no pódio.

Em entrevista, Dhiogo falou da alegria de poder participar de mais uma prova em Caridade e conquistar o segundo título. “Toda honra e glória ao Senhor Jesus que me proporciona saúde aos 40 anos para poder competir com essa galera jovem que está andando forte. A prova foi bem mista, um pouco de estradão, algumas subidas, além do vento estava castigando bastante. Não tá fácil não. Quem quiser vir correr aqui tem que treinar bastante. O meu agradecimento ao Piauí, especial a Caridade, onde gosto de vir correr, onde o povo é acolhedor e gosta desse esporte”, disse.

Hugo Macedo, de Padre Marcos, ficou em quarto lugar no pódio. Ele chegou na reta final da prova ao lado de outros três atletas, e no sprint final os lugares no pódio foram decididos. Essa foi a primeira prova em que ele disputou pela Elite, categoria onde estão os competidores de alto nível. “Minha primeira vez na Elite, e muito satisfeito com o resultado. Minha primeira prova nessa categoria, e ficar em quarto lugar no pódio é um gás pra seguir nos treinos e evoluindo cada dia mais”, disse.

Lorena Oliveira, de Jaicós, também conquistou seu segundo título em Caridade do Piauí, repetindo o feito da última edição. Ela foi a campeã na categoria feminino e protagonizou uma das cenas mais bonitas da edição, ao passar pela linha de chegada ao lado do namorado, que também estava competindo.

A atleta expressou felicidade pela conquista do bicampeonato e salientou que está colhendo os frutos de muito treino e dedicação ao ciclismo. “Estou colhendo o que plantei. Passei três anos treinando forte, me dedicando muito, e agora minha hora chegou e tenho aproveitado bastante esse bom momento”, disse. Lorena tem subido ao pódio em todas as recentes provas que participou e se destacado no ciclismo feminino no Piauí.

Outro jaicoense que também conquistou espaço no topo do pódio foi o atleta Edson Paiva, que disputou a Bike Test 2021 pela categoria Master B, com percurso de 62 km.

Ao todo, como forma de incentivo e apoio ao ciclismo, a Prefeitura de Caridade do Piauí distribuiu R$ 5.500 de premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas.

“Foi uma prova grandiosa, participativa, de nível elevado, de muito sol forte e superação por parte dos atletas”, afirmou João Henrique, um dos organizadores do evento, em entrevista ao final da prova. A expectativa da organização era de 100 atletas participassem da edição 2021. “Esse é um evento que está tendo grandes dimensões. Nós esperávamos cerca de 100 ciclistas, e tivemos 188. Então, estamos muito felizes pelo sucesso da prova, por estarmos consolidando o nome do município de Caridade como uma das rotas do ciclismo no Nordeste”.

A prova era pra ter acontecido em janeiro, mas, por conta da pandemia, teve que ser adiada duas vezes, o que não comprometeu e nem diminuiu o sucesso do evento.

O prefeito Toninho, que tem tido um olhar especial para a modalidade esportiva e apoiado a realização do grande evento, falou da alegria de poder promover mais uma prova de ciclismo em Caridade.

“Esse é o terceiro ano que nós realizamos o Bike Test e é sempre uma alegria receber os atletas caridadenses, mas também, todos aqueles que vieram de outros estados, de outras cidades para competir e conhecer o nosso município, trilhar pelo interior, conhecer a realidade do semiárido e vislumbrar de paisagens lindas que nosso município tem”, disse, reafirmando o apoio da sua gestão: “Nosso município sempre apostou no esporte, que traz saúde, qualidade de vida. Por isso, vamos continuar dando apoio a eventos esportivos como o ciclismo, o futebol, dentre outros”, finalizou.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile