Connect with us

Caridade do Piauí

“Queremos fazer uma APPM unificada no Piauí”, diz Toninho de Caridade

Publicado

em

O atual prefeito do município de Caridade do Piauí e candidato a presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, concedeu entrevista nesta segunda-feira (05) ao Jornal Agora. Na ocasião, Toninho comentou sobre as eleições à APPM que acontecerá na próxima segunda-feira (12), e apresentou sua candidatura e propostas para presidir o órgão. Segundo o candidato, o principal objetivo da chapa é unificar os municípios em um só propósito, para discutir planos, desenvolvimentos e o fortalecimento municipal.

De acordo com Toninho de Caridade, candidato que disputará as eleições da APPM, a administração da Associação plantou um histórico de lutas municipalistas, subtraindo o protagonismo dos municípios e dos prefeitos entre si.

“A APPM conta com um trabalho mais interno, nós temos que resgatar alguns protagonistas da instituição. A Associação tem o seu histórico de lutas municipalistas, na questão de unificar não só as pautas municipalistas. Nós temos que resgatar alguns protagonistas da instituição dos municípios. Essa interação entre os gestores. Enfrentamos alguns gargalos da administração dos municípios com o estado e também com o Governo Federal. Durante esses 3 anos que se passaram, a maioria dos gestores tinha problemas com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEB)”, afirma o candidato.

Ainda segundo o candidato e atual prefeito do município de Caridade do Piauí, os problemas anteriores já não são tão impactantes e que o maior problema entre municipais são os investimentos na Saúde, que o estado impõe precariedade. “Hoje o problema é na saúde. A maioria dos municípios tem problemas para pagar suas folhas, porque há um déficit de mais de 20 anos com os programas da saúde da família que não são reajustados, e os prefeitos hoje têm muita dificuldade.

O principal objetivo  da chapa é unificar os municípios em um só propósito (Foto: Rede Meio Norte)

A Associação Piauiense de Municípios tem vínculos com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), porém, em contrapartida tem aberto espaços para a desunificação entre os municípios no estado. Para Toninho de Caridade, a nova gestão que irá presidir a Associação terá muitas dificuldades para projetar planos internos e externos com unificação entre os prefeitos e municípios no Piauí, pois cada região tem suas dificuldades específicas. Segundo ele (Toninho), a chapa candidata se propõe não só em desenvolver diálogos, como também avançar nas pautas municipalistas.

“São muitas pautas que temos a vencer, muitas pautas que não restringem só ao estado do Piauí. A gente quer fazer uma APPM que tenha um diálogo, que possa ouvir os colegas prefeitos, porque nós temos também a questão da regionalidade. Às vezes um problema que é enfrentamos numa região é diferente de outra, então eu me propus a ser candidato a mais uma vez a instituição para fortalecer os municípios, por entender as dificuldade que nós passamos e acredito que a gente além de sermos solícitos vamos com todos os colegas para que a gente possa avançar nas pautas municipalistas”, complementa.

Publicidade

Ainda durante a entrevista, Toninho de Caridade discorreu sobre parcerias com prefeitos dos municípios de Santo Inácio e São José do Piauí, que durante o período, unificaram as bases para atender a necessidade da cada região do estado piauiense. De acordo com ele (Toninho), sua chapa manteve sustentação às eleições do Governador Eleito no Piauí, Rafael Fonteles. 

O principal objetivo  da chapa é unificar os municípios em um só propósito (Foto: Rede Meio Norte)O principal objetivo  da chapa é unificar os municípios em um só propósito (Foto: Rede Meio Norte)

“Eu sou candidato de um grupo de gestores que acreditam numa APPM forte e atuante e também não é de esconder de ninguém que nós passamos recentemente por uma eleição estadual e que teríamos aqui 3 candidatos da base que deram apoio a sustentação do Governador eleito Rafael Fonteles. Com muito diálogo, o prefeito Dário de Santo Inácio, e o prefeito Adinael, de São José do Piauí, unificamos a base para que possamos ir unidos para esta eleição”, afirma.

Em apresentação da candidatura, Toninho de Caridade comentou dos seus princípios governistas nos municípios, para que os prefeitos se unam no sentido de recolocar o municipalismo de volta à frente.

“A gente vai com a nossa base e uma vez eleito a gente vai governar para todos vendo a necessidade de cada municípios, de cada problema que vai surgir. Que possamos juntos construir um entendimento para fortalecer o municipalismo. Que os prefeitos analisem as propostas, veja em que mais se enquadra que os prefeitos possam votar no prefeito”, finaliza.

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS