Connect with us

Caridade do Piauí

Saúde de Caridade promove ação educativa em alusão ao Março Lilás e Dia da Mulher

Publicado

em

No último dia 8 de março, data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, o município de Caridade do Piauí promoveu uma programação voltada ao público feminino, compartilhando importantes informações e também promovendo um momento de interação para elas.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Caridade do Piauí juntamente com a Unidade Básica de Saúde Joaquina Juscelina dos Santos, consistiu em uma ação de conscientização e combate ao câncer de colo de útero, alusiva à campanha Março Lilás.

O evento aconteceu no prédio do Mercado Público, onde foram ofertados os serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação antropométrica.

O público presente também foi contemplado pelas orientações repassadas pelo Dr Heitor Pinheiro, médico do PSF, que conduziu uma palestra voltada para os cuidados com a saúde.

No início de sua fala ele parabenizou as mulheres pelo dia da mulher e em seguida tratou da temática destacando as situações mais comuns de desgaste da saúde, como a hipertensão e o diabetes, explicando sobre tais problemas e seus impactos.

Ao final foram realizados sorteios de brindes e entrega de lembrancinhas em homenagem às mulheres pelo seu dia.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Saúde, Edimar José da Silva (Mazim), secretária Claudia Carvalho, a diretora da UBS, Jaislanny Macêdo, a enfermeira do PSF, Gislaine Silva Mota Alencar, o médico do PSF e palestrante, Dr Heitor Pinheiro, além de toda a equipe de saúde.

Em entrevista, a enfermeira Gislaine Silva Mota, destacou que importantes informações foram compartilhadas com as mulheres. “Foi com muita satisfação que realizamos esse evento. O dia da mulher não deve ser lembrado só em 8 de março, mas em todos os outros dias. Então, juntamente com a equipe da UBS, pensamos em trazer essas mulheres hipertensas e diabéticas pra gente fazer um atividade educativa com elas. Destacamos a importância do comparecimento ma UBS, uso correto da medicação, como funciona o atendimento no PSF. É de grande importância para o nosso município ter esse conhecimento dia a dia com essas mulheres”.

Ela também agradeceu o apoio do prefeito e secretaria de Saúde. “Procuramos evidenciar mais ainda esse dia especial, a importância das mulheres e também o Março Lilás. Também realizamos atividades de prevenção, essa semana foi a Semana da Mulher, onde realizamos essas atividades junto às mulheres de Caridade. O prefeito Toninho, juntamente com a Secretaria de Saúde, deram total apoio, e quero agradecer ao prefeito e ao Mazim, nosso secretário, pois sem eles nada disso teria sido realizado”.

A Diretora da UBS, Jaislanny Macêdo, destacou a importância da ação. “A gente juntou nossas mulheres da sede e estamos comemorando o Dia da Mulher e ofertando diversos serviços. É uma ação muito importante, além de estarmos levando atendimentos e informações, estamos comemorando esse dia especial com algumas das nossas mulheres”.

Na mesma data (08/03), também foi realizada uma roda de conversa com a Dra Mariana Feitosa sobre o Março Lilás, na UBS Gregório Vitalino da Silva, localizada no Povoado Ingazeira.


Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS