Connect with us

MUNICÍPIOS

Carreata chama atenção para o combate contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Santana; fotos

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (19) a Prefeitura de Santana do Piauí, na gestão da prefeita Maria José, em parceria com os órgãos da Secretaria de Assistência Social, CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar e Polícia Militar, realizaram uma Carreata em Ação ao 18 de Maio, Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O tema da campanha é “Faça Bonito: Esquecer é permitir, Lembrar é combater”.

A mobilização através de carreata teve início às 08h00min percorrendo as localidades de Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos e Barro, fazendo parada nas escolas municipais conscientizando e informando a população sobre a importância da prevenção à violência sexual.

O ato contou com o apoio da secretária de Assistência Social, Tarciana Oliveira, coordenadores, psicóloga, assistentes sociais, membros do conselho tutelar, policiais, servidores municipais e a comunidade escolar.

O assistente social do CRAS, Laisson Leal, pontuou a importância da temática. “Nós do CRAS, juntamente com os parceiros vêm buscando desenvolver atividades e ações que sensibilize as pessoas na prevenção da violação de direitos. O objetivo principal é conscientizar a população para que todos se engajem nessa luta, que é de responsabilidade de toda sociedade. E principalmente por meio de denúncias aos órgãos competentes”, disse.

A campanha de conscientização teve início nesta segunda-feira 17, e terça-feira (18) na praça São Pedro com barraca informativa e compartilhamento de informações sobre violência sexual.

Segundo a conselheira tutelar, Karoliny Leal, em casos de denúncias de violência sexual a vítima é encaminhada para procedimentos no Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS).

“O conselho tutelar junto à vítima leva ao SAMVVIS para que seja realizado os procedimentos médicos, em seguida pode ser feito o boletim de ocorrência, Na confirmação de casos a vítima também pode ser encaminhada para as redes de apoio do município”, concluiu.

As denúncias devem ser feitas ao Conselho Tutelar através do contato (89) 9 8817-7113. Ou pelo Disque 100, serviço gratuito que funciona 24h e recebe as denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Publicidade

Por que 18 de Maio?
 
18 de Maio é considerando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pois faz memória à uma menina do estado do Espírito Santo, Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973. Na época de grande repercussão em todo o país ficou conhecido como o Caso Araceli.

Fotos

Com informações da Ascom de Santana do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS