Connect with us

DESTAQUES

Cidades do Piauí registram menores índices do país de umidade do ar e temperatura acima dos 40ºC

Publicado

em

Três cidades do Piauí registraram, nesse domingo (12), os menores índices de umidade relativa do ar do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São elas Bom Jesus (10%), Canto do Buriti (11%) e São Raimundo Nonato (13%).

A lista traz outros cinco municípios com valores abaixo dos 20%: Gilbués (15%), Baixa Grande do Ribeiro (16%), Corrente (18%), Paulistana (18%) e Floriano (18%). A tendência é de que o tempo permaneça quente e seco no estado durante os próximos dias.

De acordo com a meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, ao longo de 2021 o Piauí registrou um baixo volume de chuvas, com valores abaixo da média, o que influencia nos baixos índices.

“Nessa época do ano, nos meses de setembro e outubro, os níveis de umidade relativa do ar caem. Porém, neste ano de 2021, a situação tem se apresentado mais crítica. Umidade de 10% acontece no deserto. A diferença é que o deserto fica com a umidade do ar baixa durante todo o dia, aqui temos horários críticos”, informou.

A Semar informou ainda que a cidade com menor umidade relativa do ar, Bom Jesus, também registrou, no domingo (12), a maior temperatura no estado, de 40,2°C, seguida por Piripiri (39,4°C) e Alvorada do Gurguéia (39,0°C).

Publicidade
Fogo ameaçou o fluente do Rio Gurgueia, em Bom Jesus (PI) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Bom Jesus

Fogo ameaçou o fluente do Rio Gurgueia, em Bom Jesus (PI) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Bom Jesus

Estado de alerta

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20% a situação é considerada emergencial. Para amenizar os efeitos da baixa umidade e evitar danos à saúde, recomenda-se:

  • Não pratique atividades físicas com exposição ao sol, sobretudo das 11h30 às 16h30
  • Utilize roupas leves com mangas compridas, bonés, guarda-sol e protetor solar
  • Beba bastante água para evitar problemas de desidratação
  • Ao utilizar aparelhos de ar condicionado, use umidificadores ou acrescente vasilhas com água e toalhas molhadas no ambiente
  • A baixa umidade do ar também reduz volumes de rios e demais superfícies de água, por isso busque economizar água
Infográfico G1 Tempo seco — Foto: G1/G1

Infográfico G1 Tempo seco — Foto: G1/G1

“Devemos ter cuidado com o índice de radiação ultravioleta, que causa queimaduras e outras doenças de pele. Quanto ao ambiente, não se deve jamais riscar palitos de fósforo e jogar no lixo, na vegetação, pois a biomassa de folhas secas e gravetos, por exemplo, funcionam como combustível e podem causar incêndios de grandes proporções, que prejudicam nossa fauna e flora”, completou a climatologista Sônia Feitosa.

Previsão do tempo para o Piauí

Conforme a previsão do tempo da Semar, nesta segunda-feira (13), o Norte do estado pode alcançar a temperatura de 40º C, e umidade relativa do ar de 20%. A região Sudoeste, registra umidade abaixo dos 20% e máxima de 39º C.

Previsão do tempo para o Piauí na terça-feira (14)

Publicidade
NorteEnsolarado a parcialmente nubladomoderados/fortes40°C25%
Centro-NorteEnsolarado a parcialmente nubladofracos/moderados39°C20%
SudesteEnsolarado a parcialmente nubladomoderados39°C25%
SudoesteEnsolarado a parcialmente nubladomoderados40°Cabaixo de 20%

Fonte: Semar/ PI

Em Teresina, após mais de 40 dias de tempo firme, na quarta-feira (15), chuvas rápidas podem atingir a capital e a máxima prevista é de 39 ºC.

A umidade relativa do ar fica por volta dos 20%. Enquanto no Litoral do Piauí, o valor é de 30%. A média geral do estado, contudo, fica abaixo dos 20%.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Foto de capa: Patrícia Andrade/G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS