Connect with us

Conceição do Canindé

Transbordando após 4 anos, Barragem Pedra Redonda muda cenário em Conceição do Canindé; veja imagens!

Publicado

em

Grande parte do estado do Piauí, tem registrado um bom volume de chuvas neste ano de 2020. No mês de março, por exemplo, o período chuvoso foi considerado inédito para a climatologia piauiense, pois quase todos os municípios do Estado atingiram a média climatológica prevista para o mês.

Já estamos na segunda quinzena de abril e as chuvas seguem com intensidade. As boas precipitações, além de trazerem alegria para o povo sertanejo, tem mudado o cenário de seca, devido a quantidade de água que os reservatórios tem captado, com muitos deles chegando a sua capacidade máxima.

Uma das represas beneficiadas foi a Barragem Joaquim Mendes, conhecida como Pedra Redonda, localizada em Conceição do Canindé, Sul do Estado, que após 4 anos, voltou a atingir seu nível máximo, vindo a transbordar pela terceira vez em sua história, na noite do último dia 12 de abril.

A represa, que tem capacidade máxima de 216 milhões de metros cúbicos de água, transbordou pela primeira vez no ano 2004 e a cheia mais recente havia sido em 2016. Agora transbordando mais uma vez, o reservatório mudou a paisagem em Conceição do Canindé, proporcionando um cenário de beleza deslumbrante.

Além disso, a Barragem Pedra Redonda garante abastecimento para milhares de famílias e propicia o desenvolvimento socioeconômico da região, contribuindo para atividades voltadas a psicultura e agricultura, além do turismo local.

Monitoramento

Mas, as chuvas também tem trazido alguns transtornos, como a ocorrência de rompimento de estradas e rodovias sendo invadidas pela água. Na quinta-feira (15), com o grande volume de chuvas, a água da Barragem Pedra Redonda invadiu a PI-143, que liga o município a Jacobina do Piauí e a rodovia foi interditada.

Publicidade

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), órgão responsável pela barragem, informou, em nota, estar fazendo o trabalho de monitoramento e inspeção da represa.

Ainda segundo o Idepi, o sangradouro da barragem passou a funcionar desde que ela atingiu sua capacidade máxima. A liberação de água pelo sangradouro tem a função de reduzir o volume, evitando os riscos de rompimento das paredes do reservatório.

Veja mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS