Connect with us

Monsenhor Hipólito

Conheça a história de Jennyfer Emanuelly, de Monsenhor Hipólito, um exemplo de piauiense

Publicado

em

Você nasce numa pequena cidade no interior do Piauí, enfrenta diversas dificuldades, incluindo as já conhecidas no ensino público, e acha que tudo vai dar errado no seu futuro?!

Pois está na hora de conhecer Jennyfer Emanuelly. A jovem piauiense se encaixa no perfil descrito acima. Menos na parte do “acha que tudo vai dar errado”. É o contrário.

E não. Nunca foi sorte. Foram anos de dedicação, muito estudo força de vontade. Aos 21 anos, essa dedicação rendeu a Jennyfer Emanuelly duas aprovações com bolsas para faculdades nos Estados Unidos da América.

Com viagem marcada para o início de setembro, a jovem agora corre contra o tempo para arrecadar fundos que garantam a sua ida e estádia no outro continente. E não teve dúvida de que poderia ir às redes sociais pedir ajuda para alcançar seu objetivo.

OBSTINADA, ENGAJADA E DEDICADA
Natural de Monsenhor Hipólito, município distante cerca de 380 km de Teresina, Jennyfer estudou a vida toda em escola pública. E desde a sua adolescência passou a se envolver em projetos que em breve lhe levariam ao sucesso. Ele cita como exemplo quando fui convidada para representar o Piauí como “jovem senadora”, um projeto onde o Congresso coloca jovens para atuarem de forma simbólica na casa legislativa, e a oportunidade que teve, após aprender inglês em casa (isso mesmo: em casa! ouvindo músicas, vendo filmes, séries e, claro, estudando). Talvez seja alguns dos “segredos” do seu sucesso: obstinada, engajada e dedicada.

Publicidade

“Em 2016, fui Jovem Senadora e representei o estado do Piauí no Senado Federal, presidindo a Comissão Nísia Floresta na elaboração de uma proposição legislativa que está atualmente em tramitação no Congresso. Em 2018, com o inglês que aprendi em casa, fui selecionada para representar o Piauí e o Brasil como Jovem Embaixadora nos Estados Unidos. Passei um mês e meio, aproximadamente. Pude conhecer Washington DC, Oklahoma, além de participar em projetos de voluntariado e divulgar a cultura brasileira, atuando realmente como uma mini-diplomata”, destacou a estudante ao OitoMeia.

AOS 17, JÁ TINHA SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Emanuelly contou na entrevista que deu ao portal uma curiosidade sobre a sua relação com a língua inglês. Se deu em grande parte através da música, que surgiu em sua vida como forma de ajudar com as contas de casa e sem ter como pagar um curso de idiomas a alternativa foi aprender a outra língua através de canções, séries e livros. Ela canta desde muito cedo e passou a fazer shows, se apresentar como artista e arrecadou dinheiro para poder fazer um curso e se especializar na língua, já que os pais não tinha condições de pagar. Aí está outra marcante característica: força de vontade.

Aos 13 anos, comecei a cantar profissionalmente e, aos 17, consegui minha independência financeira. Por meio da música internacional, especificamente, comecei a aprender inglês sozinha, em casa, pois não tinha condição financeira para pagar por um curso”, contou.

Jennyfer Emanuelly, que canta desde a adolescência, perdeu o emprego no período de pandemia e se virou como pôde (Foto: Reprodução)

CRESCEU EM MEIO A UMA GRANDE DIFICULDADE

Com início da pandemia em março de 2020, diversos piauienses perderam seus empregos devido à crise financeira que atingiu várias empresas e todo o mercado econômico. E Jennyfer Emanuelly fez parte destes que ficaram sem trabalho. Ela dava aulas em uma escola privada de Picos, cidade próxima à sua. Desempregada, teve que se reinventar após a demissão. Decidiu então passar a ministrar aulas particulares de inglês. Além disso, o grande lance foi se dedicar a fazer processos seletivos americanos. E é aí que ela fala em perceber o quanto precisou ter resiliência.

“Esse tempo sozinha em casa e a capacidade que eu tive em contornar essa situação me fizeram perceber que eu era muito mais forte do que imaginava e que não podia deixar a imprevisibilidade do desconhecido me impedirem de realizar o meu sonho. Então, em agosto de 2020, o processo seletivo começou. Foram horas e horas pesquisando, assistindo vídeos, lendo artigos, escrevendo redações, fazendo testes e preparando todo tipo de documentação. Assim, em 2021, recebi o primeiro sim e me apaixonei pela faculdade. A St. Francis College, em Nova York, me recebeu com todo o carinho e atenção do mundo. Isso me fez escolhê-la. Isso, claro, e a bolsa de 82% que eles me deram”, comemorou, dando risadas de felicidade, Jennyfer Emanuelly.

Jennyfer mostra a sua aprovação para estudar nos EUA: “Eu não acredito que passei” (Foto: Montagem/OitoMeia)

COMO CONSEGUIR DINHEIRO PARA SE MANTER? TENTOU UM BRECHÓ

Como todos imaginam, estudar e morar em outro país não é algo tão simples e acessível para a maioria dos brasileiros. A partir disso, Jen, como gosta de ser chamada, decidiu iniciar uma campanha nas redes sociais para arrecadar fundos e tentar se manter em Nova York até conseguir sua estabilidade financeira.

“Inicialmente eu iniciei um brechó no Instagram para vender algumas roupas e produtos artísticos que eu produzia. Como eu vi que muitas pessoas queriam me ajudar nesse processo e não tinham como todo mundo comprar por não ter material suficiente, eu criei a vaquinha por incentivo de outras pessoas para contribuírem de forma mais direta. E com a repercussão do meu vídeo eu consegui uma contribuição bastante legal”, afirmou.

Publicidade

E QUE TAL PEDIR AJUDA NA INTERNET: SE CADA UM DER R$ 1 REAL… VIRALIZOU!

Veio então a ideia de um vídeo divulgado nas redes sociais de Jennyfer Emanuelly. Ela decidiu fazer uma ediçãozinha para postar no TikTok e espalhou por outras redes sociais. Pedia aos seus seguidores a doação de apenas R$1,00. E explicava que esse dinheiro iria arrecadar fundos para conseguir ir para os Estados Unidos estudar.

Estudar fora significa, para mim, não só a oportunidade de mudar o mundo, mas também de mostrar para milhares de Jennyfers por aí afora que elas também podem. Então, decidi que não deixaria o medo me paralisar, pois sabia que teria o apoio de Deus e de todos aqueles que me amam. Tive que abdicar de muita coisa, mas valeu a pena”, contou a jovem com orgulho. O vídeo com o pedido na Internet é esse a seguir. Vi-ra-li-zou. Só no Instagram, no seu perfil @jennyfer.emanuelly, até o fechamento desta matéria estava com mais de 24,5 mil curtidas e pelo menos 750 mil visualizações (fruto de diversos compartilhamentos).

Assista:

QUE TAL AJUDAR ESSE EXEMPLO DE PIAUIENSE A SER AINDA MAIS FORTE?!

Jennyfer tem que estar em Nova York até o próximo dia 1º de setembro, pois as aulas já iniciam no dia 8 do mesmo mês. Já conseguiu onde morar e agora, como mostrou no vídeo acima, quer se manter por lá. Quem sabe trabalhar, crescer e se tornar não só um exemplo de piauiense que deu certo, mas uma personalidade do tipo: “Do Piauí para o mundo”. Pela perseverança da jovem, alguém tem dúvida do que ela é capaz?

Publicidade

Agora que você já conhece a história de Jen, que tal ajudar também?! A futura estudante piauiense de psicologia de St. Francis College, Nova York, está recebendo colaborações  através da vaquinha virtual – http://vaka.me/1840753 . Para ajudar com um PIX, mandem no CPF dela. É o 071.577.093-41. Para finalizar, mais um videozinho dela, desta vez para “explicar” algumas coisinhas:

Publicidade

Fonte OitoMeia

Facebook

MAIS ACESSADAS