Connect with us

Curral Novo do Piauí

1ª Plenária da Saúde é realizada em Curral Novo e discute desafios e perspectivas para o fortalecimento do SUS

Publicado

em

Com o tema “Saúde e Democracia como Direito: Avanços, Desafios e Perspectivas para Fortalecimento do SUS”,a Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 27, primeira a Plenária da Saúde.

O evento foi realizado na Unidade Básica de Saúde Antônio Lopes de Moraes, onde os médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais da pasta se reuniram para debater projetos, aperfeiçoar métodos de trabalho e eleger os delegados que representarão o município na conferência que será realizada em Teresina, em data a ser definida.

A abertura do  evento foi realizada pela secretária de Saúde, Vanderlúcia Cavalcante Lira, que destacou a importância do evento, agradeceu a participação dos profissionais e relatou o grande apoio que a Saúde de Curral Novo está recebendo do Prefeito Junior de Abel.

“Este é um momento de preparação em que discutimos os problemas da saúde local, buscamos identificar junto ao usuário do SUS e profissionais de saúde as prioridades e demandas. Queremos garantir que estamos no caminho certo para atender os anseios e necessidades da população. A plenária ou conferência municipal de saúde são espaços democráticos de fundamental importância para a construção e formulação das políticas de saúde no município, seguindo os princípios do SUS: equidade, universalidade e integralidade” disse a  secretária.

Logo em seguida o técnico em gestão, que atua na Secretaria de Saúde, Hamilton Lacerda, apresentou dados do Sistema Único de Saúde e estatísticas do serviço público, mostrando pontos que devem ser melhorados e destacando a necessidade dos profissionais estarem sempre apresentando ideias e propostas que possam afetar de forma positiva o serviço prestado.

Publicidade

Ao final da apresentação foi servido um lanche para os participantes e criados três grupos com os seguintes eixos:  Saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente do SUS, onde os profissionais debateram em grupo, criaram projetos, metas, destacaram pontos que precisam ser aperfeiçoados na rede publica de saúde e apresentaram as propostas para serem analisadas por todos os participantes do evento.

Após a apresentação das propostas os profissionais de Saúde elegeram os delegados para representar o município na conferencia estadual que será realizada em Teresina, onde todos os municípios irão apresentar suas propostas e será escolhido quem irá representar o Estado em Brasília, na Conferencia Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de  agosto.

Pastor Antônio Ferreira, Raimunda Isabel, Vanderlucia Lira e Roberto Amaral

Foram eleitos como delegados: Secretária de Saúde Vanderlucia Lira – Representando a Gestão; técnica Raimunda Isabel – Representando os funcionários da Saúde; Roberto Amaral e o Pastor Antônio Ferreira, representando os usuários do serviço público

Em entrevista ao Portal Cidades na Net, Raimunda Isabel, escolhida como delegada representando os profissionais da Saúde, destacou a importância do evento e comentou sobre o prazer em representar o município. “Estamos aqui participando de um momento fundamental para saúde publica, onde traçamos metas para o município e ainda vamos apresentar para as outras cidades no evento estadual, onde estarei representando Curral Novo com muito prazer. Aproveito o momento para parabenizar o prefeito Junior de Abel e a secretária Vanderlúcia por sempre estar buscando melhorias para o município” disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS