Connect with us

Curral Novo do Piauí

Arraiá das Famílias abre semana de festa cultural em Curral Novo do Piauí; fotos!

Publicado

em

Uma das maiores festas julinas da região foi iniciada na noite desta segunda-feira (8), em Curral Novo do Piauí. É o tradicional “Arraiá de Nóis Tudim”, maior evento cultural do município.

Promovido pela Prefeitura Municipal, o grande evento acontece na principal avenida da cidade, que foi transformada numa vila cenográfica para realização do Arraiá. Será uma semana inteira de festa.

O “Arraiá de Nóis Tudim” já acontece há alguns anos e tem crescido a cada edição. Seu intuito é de manter viva a cultura popular nordestina das festividades julinas, além de gerar entretenimento a toda população e movimentar a cidade e a economia local.

A primeira noite do evento ficou por conta da Paróquia São Francisco de Assis, denominado como “Arraiá das Famílias”, tendo como responsáveis as pastorais e movimentos da Paróquia de Curral Novo.

Com o tema “Tradição, Cultura e Origem”, o Arraiá das Famílias trouxe pra avenida a recordação dos primórdios, levando o entendimento da origem religiosa das festas juninas, festividades dedicadas principalmente ao santo São João.

A noite festiva contou com quadrilhas juninas, apresentações culturais, musicais e tradicionais. Por fim, Chiquinho do Acordeon animou o público presente com show ao vivo.

No momento, se fizeram presentes diversas autoridades, como o prefeito Júnior de Abel, primeira-dama, Cidinha Oliveira, o anfitrião da noite, Padre Allef Antônio, o vice prefeito, Carlos José, o Chefe de Gabinete, Erisvaldo Gomes, os secretários municipais Nalva Macedo (Assistência Social), Vanderlucia Lira (Saúde), Raila Souza (Meio Ambiente), Erasma Alves (Educação), a controladora interna, Marinalva, o coordenador de esportes, Erpo Mesaque, o Major Antônio Milton, representante cultural, Eustáquio, representantes dos sindicatos, Manoel Ângelo e Juliana, as diretoras municipais, Fernanda e Elizete, diretora Estadual, Patrícia, e representantes paroquiais.

Padre Allef Antônio, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, falou sobre a abertura do arraiá. “Hoje nós fazemos a abertura do tradicional Arraiá de Nóis Tudim, e com a graça de Deus pudemos prestigiar crianças, jovens e adultos, abrilhantando com danças culturais e tantas manifestações de fé e de cultura que caminham juntos. Para nós, Paróquia, é uma alegria, pois nós reunimos todo o município, não só a cidade, mas as comunidades e por isso a alegria começa a nos contagiar nessa semana tão intensa aqui em Curral Novo”.

O pároco ainda falou sobre o grande apoio da gestão municipal. “O prefeito Júnior com toda gestão municipal, é sempre parceiro forte para nós, nos auxiliando e dando todo suporte em tudo que precisamos, não só nesse tempo de São João, mas em todos os momentos da nossa comunidade, eles são muito solícitos. Então, essa importância da gestão é muito grande para nós, pois eles dão base para aquilo que nós precisamos realizar.”

O prefeito Júnior de Abel, demonstrou sua alegria e satisfação pelo crescimento do Arraiá. “Sentimento de grande alegria, por nosso Arraiá virar essa grande tradição, e hoje a população curralnovense participa e gosta. Hoje nós tivemos a primeira noite, conduzida pela Paróquia. Nós começamos o Arraiá de Nóis Tudim e a gente vem realizando nos meus dois mandatos, venho apoiando e cada vez mais engrandecendo esse evento, essa grande tradição. Nós iniciamos o São João da cidade com apenas 4 noites, esse ano nós iremos realizar 6, isso demonstra o crescimento desse evento.”

Publicidade

Júnior ainda deixou um recado a população curralnovense.“Agradeço a população, e faço o convite a todos, participem conosco, venham prestigiar esse momento tão bonito. Peço também a população a atenção na hora do retorno as suas casas, e vamos nos divertir, pois esse Arraiá é de todos nós.”

O Arraiá de Nóis Tudim segue até o sábado, com uma vasta programação. Nesta terça-feira, 09 de julho, a Secretaria de Assistência Social apresentará o Arraiá Explode Coração, que terá o tema “Preservar no presente o brincar de antigamente”.


Facebook

MAIS ACESSADAS