Connect with us

Curral Novo do Piauí

Assistência Social de Curral Novo promove “Dia D do Criança Feliz”

Publicado

em

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social e do
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu nesta quinta-feira (06), o “Dia D do Criança Feliz”, programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos.

O evento contou com o tema geral “A criança aprende brincando e brincando ela é feliz”, e foi realizado dividido em quatro momentos, pois cada atividade ofertada tinha uma intencionalidade e contemplava habilidades para serem desenvolvidas e direcionadas para cada momento.

A Secretária de Assistência Social Nalva Macedo e a Equipe do Criança Feliz, programaram o evento com a atenção voltada nos objetivos do Programa, respeitando as faixas etárias e o público que é assistido pelas visitadoras.

Um dos objetivos principais do programa visa estimular o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, em situação de vulnerabilidade e risco social, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Pensando neste objetivo e de acordo com as habilidades específicas para as etárias, as oficinas foram ganhando formato.

“O próprio tema já conversa com a dinâmica ofertada… pois não precisa de brinquedo caro para fazer uma criança feliz… ela precisa de atenção de seus pais e/ou cuidadores para aprender brincando” destaca a equipe.

Inicialmente, a programação foi voltada para as gestantes e puérperas, com o tema “Mamãe, segure em minhas mãos hoje, para que amanhã eu tenha passos firmes.”

O período que ocorre a gestação e até mesmo o pós-parto são fases na vida da mulher que ocorrem muitas mudanças sejam nos aspectos emocionais e/ou físicos. A mulher fica mais sensível, mais vulnerável e é preciso ter esse cuidado na gestação. Nesta fase, alguns fatores são cruciais para o desenvolvimento do bebê e a importância dos estímulos durante a gestação é fundamental.

As visitadoras do Criança Feliz duas vezes por mês repassam orientações e trabalham o emocional das gestantes, a auto estima, e com isso vão ganhando a confiança nelas mesmos. No encontro de compartilhamento de experiências, além do aprendizado, foram entregue os Kits de maternidade para as gestantes.

Publicidade

Os demais momentos foram para receber as crianças por faixa etária: 0 a 1, 1 a 2 e 2 a 3 anos. Todos com contação de histórias, com oficinas iterativas ofertadas para desenvolver habilidades de coordenação motora fina e grossa, estímulo a fala, curiosidade, atenção, raciocínio, associação de cores, percepção visual, movimento corporal, lateralidade, estimular a memória, equilíbrio, fortalecer o vínculo afetivo, entre outros.

A atividade se concretizou em um momento lindo de interação entre as crianças, famílias e os profissionais do Programa e CRAS. Foram também distribuídas as lembrancinhas respeitando cada faixa etária.

A Nalva Macedo falou com alegria e gratidão pelo momento realizado.”Um evento desta grandeza depende de muitas pessoas envolvidas e a equipe do CRAS mais uma vez tem sua parcela de contribuição realizada em sua totalidade. Uma verdadeira força tarefa! É muito gratificante ver as famílias participando com seus filhos, interagindo nas oficinas ofertadas e preparadas com tanto carinho. Vale ressaltar, que se não fosse a parceria primordial da prefeitura do nosso município nas pessoas de Junior de Abel e Erisvaldo, momentos como estes não seriam possíveis pois as verbas do governo federal são mínimas. Gratidão certamente é a palavra que define tudo que foi compartilhado hoje”.


Facebook

MAIS ACESSADAS