Connect with us

Curral Novo do Piauí

Carreta Sesc Saúde da Mulher oferta exames gratuitos  de mamografia e citopalogia em Curral Novo do Piauí

Publicado

em

Através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí e o Serviço Social do Comércio (Sesc), está sendo disponibilizado de forma gratuita  exames de mamografia e citopalogia no município, por meio do Projeto Carreta Sesc Saúde da Mulher.

Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 16 de março, deu início aos atendimentos da Carreta Sesc Saúde da Mulher que durante algumas semanas fará os exames  gratuitos em Curral Novo.

O Projeto Carreta Sesc Saúde da Mulher é uma resposta estratégica a elevada incidência de câncer de mama e de colo do útero no país e representa um apoio importante ao  Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero do  Ministério da Saúde.

O objetivo geral do projeto é contribuir para a promoção da saúde da Mulher, por meio da implantação de unidades móveis relacionadas ao rastreamento do câncer do colo do útero e de mama, consoante o modelo de atenção que integra ações de  educação em saúde.

Na abertura, o prefeito Junior de Abel,  agradeceu a parceria com  o Sesc, que permitiu estar trazendo os atendimento para Curral Novo.  O gestor também fez um chamamento as pessoas que são público alvo do projeto.  “Pedimos as todas  mulheres dentro da faixa etária que procurem a carreta e façam seu exame”, disse.

Publicidade

A secretaria de Saúde, Vanderlúcia Lira, também se pronunciou e falou sobre o projeto. “Gostaria de falar da nossa alegria, pela chegada da Carreta  Sesc Saúde da Mulher,  e frisar que é mais um importante marco da gestão, que tem como princípio garantir acesso integral e gratuito a serviços de saúde, fortalecendo assim o SUS que é tão nosso”, destacou.

“Temos visto cada vez mais, a democratização da saúde através da garantia  do acesso aos serviços, hoje aqui  como exemplo a realização de mamografias pela primeira vez em nosso município. Desde do ano passado estamos trabalhando e enfrentando desafios maiores por conta da situação que estamos vivenciando, mas que  não nos impede de  realizar os trabalhos, tomando as medidas e os cuidados necessários para garantir as ações de prevenção a agravos maiores. Desejo imensamente, que as mulheres de Curral Novo possam perceber a importância da realização de exames aqui oferecidos e participem valorizando toda essa logística que celebramos por meio do Sesc e a  Prefeitura “, pontou a secretária.

 A coordenadora de Saúde e Ação Social do Sesc, Eliana Mendes Silva Guimarães, manifestou satisfação por estar no município de Curral Novo do Piauí, levando, em parceria com a gestão municipal, os atendimentos  de forma gratuita as mulheres público alvo do projeto.  Ela ainda falou sobre a logística de funcionamento da carreta e finalizou agradecendo a parceria como município.

Após o desenlace da fita, autoridades presentes no evento conheceram as instalações da Carreta, e em seguida, os atendimentos tiveram início.  Os serviços estão sendo ofertados  por agendamento para não gerar aglomeração, devido à pandemia.

A primeira mulher a ser atendida pela carreta, que está estacionada em frente ao unidade de saúde, Antônio Lopes de Morais, foi a senhora Luzinalva  Maria da Silva, de 51 anos, que fez um exame citopatológico.

Publicidade

A assistente social do Sesc, Maria José, explicou que serão ofertados além dos exames de mamografias e citopalogia, atendimentos de educação em saúde, com orientações de  saúde para as mulheres.  Ainda segundo ela, serão realizados em torno de 72 exames e mamografia  e de citologia por semana.

Para a mamografia de rastreamento serão atendidas mulheres assintomáticas com idade entre 50 a 69 anos ou maiores de 40 anos com histórico familiar de câncer de mama.  Já  para o exame de citopalógico mulheres de 25 a 65 anos que já tiveram ou tem atividade sexual em ambos os exames.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS